quinta-feira, 8 de novembro de 2018

DE VOLTA AO MAR

Foto: Nilson Coelho / R3 Animal

18 pinguins são soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis
Animais foram resgatados nas praias catarinenses e passaram por reabilitação

Mais 18 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) voltaram para o habitat natural na manhã desta quarta-feira (7) na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Eles estavam sob os cuidados da Associação R3 Animal, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM). Esta é a terceira soltura de pinguins-de-magalhães nesta temporada, totalizando 56 animais. 

Todos os anos, desde o início do inverno, os pinguins-de-magalhães, em sua maioria juvenis, saem de colônias na Patagônia, na Argentina, em busca de alimento. Eles acompanham as correntes marítimas de água fria e acabam chegando às praias do litoral catarinense. 

Foto: Nilson Coelho / R3 Animal

Porém, alguns não conseguem retornar às colônias de origem e são encontrados mortos. Outros chegam às praias cansados, debilitados, desidratados, muitos com quadro de pneumonia e necessitam de cuidados. 

Os animais resgatados vivos pelas instituições que executam o PMP-BS são levados para unidades de estabilização e transferidos aos Centros de Reabilitação de Animais Marinhos. 

Dos 18 pinguins soltos nesta quarta, cinco foram resgatados em praias de Florianópolis, sendo um deles com um anzol preso ao bico e o restante em outras praias catarinenses. 

Mais 11 animais ainda continuam em reabilitação até que tenham condições de voltarem para casa. 

Serviço
A orientação é que quem encontrar um animal marinho ferido ou morto mantenha distância e ligue imediatamente para o projeto de monitoramento pelo telefone 0800 642 3341. 

(Do http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: