terça-feira, 30 de outubro de 2018

MAR DE PESCADOR

Foto: PMF / Divulgação

Trapiche do João Paulo, em Florianópolis, recebe guarda-corpo metálico

Obra é aguarda por duas décadas pelas 87 famílias de pescadores da região

A parte do trapiche do João Paulo de acesso público está recebendo guarda-corpo metálico. A prefeitura de Florianópolis informou esta semana que a proteção já foi colocada em 60 dos 140 metros que poderão ser desfrutados por moradores e turistas para contemplação do local. 

O píer terá 210 metros de extensão, sendo que os 70 metros finais serão de acesso exclusivo aos pescadores. O trapiche vai contar com 3,75 metros de largura e até dois metros de profundidade, dependendo da maré. 

Do primeiro trecho da obra, de 126 metros, falta concretar apenas cerca de 20 metros do piso, conforme o governo. Na primeira quinzena de novembro, deve ser dado seguimento ao segundo trecho da obra, de construção dos outros 84 metros de trapiche.

Já paralelamente às obras deste segundo trecho, está prevista a instalação da ponte pênsil de base estrutural metálica e deck de madeira de 10 metros de extensão que fará ligação à "linha flutuante", o equipamento que vai acompanhar o movimento da maré e deve facilitar o embarque e desembarque de pessoas e a carga e descarga dos produtos pesqueiros.

O custo total da obra é de R$ 2,9 milhões, sendo R$ 2,3 milhões do governo federal, e o restante, recursos próprios da Prefeitura. O trapiche do João Paulo vem sendo construído na altura do final da Servidão Nonô, para beneficiar 87 pescadores, os quais passarão a atracar seus barcos sem risco deles encalharem na lama, bem como passar a tirar com mais facilidade das embarcações os peixes e frutos do mar.

(http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: