sexta-feira, 26 de outubro de 2018

LÁ NO FUNDO...


Encontrado navio de James Cook

Publicado por João Lara Mesquita 

Após buscas no Atlântico Norte é encontrado navio britânico que deu a volta ao mundo há 250 anos.

O Projeto de Arqueologia Marinha de Rhode Island (RIMAP) acredita que foram encontrados os restos da embarcação usada pelo lendário capitão britânico James Cook para completar sua volta ao mundo no século XVIII. O navio foi encontrado por arqueólogos no fundo do mar do Atlântico Norte, perto do estado de Rhode Island, na costa Nordeste dos Estados Unidos.

O britânico James Cook foi um explorador e oficial da Marinha Real inglesa. Em 1768, assumiu o comando da HMS Endeavour, navio no qual daria a volta ao mundo, explorando partes desconhecidas pelos europeus no Oceano Pacífico.

Em 1771 Cook estabeleceu o primeiro contato com a costa leste da Austrália, fez a primeira visita à Nova Zelândia, descobriu inúmeras ilhas no Pacífico, e visitou o Taiti.

O navegador ainda faria mais duas viagens para explorar o Pacífico. Numa delas, morreu (1779) ao entrar em conflito com nativos do Havaí.
HMS Endeavour é transformado em navio de carga

Historiadores já sabiam que, logo após voltar ao Reino Unido o navio HMS Endeavour havia sido convertido em navio de transporte, fazendo a ligação entre o Reino Unido e as ilhas Malvinas. A embarcação ficou tão danificada na viagem de exploração de Cook que, mesmo após reparos, só pode assumir esse tipo de serviço.

O Endeavour fez três viagens de ida e volta até as Malvinas, até que foi vendido a um empresário, J. Mather, por £ 645 (cerca de £ 80 mil, ou R$ 411 mil). Ele tentou revender, ou alugar, o navio para a marinha inglesa durante a Guerra da Independência dos EUA, mas o almirantado não aceitou.

O Endeavour desaparece dos registros oficiais até que, em 2007, pesquisadores do Projeto de Arqueologia Marinha de Rhode Island descobriram que Mather enganou o governo.

O magnata dos transportes tentou vender outro navio à Marinha, o Lord Sandwich. Descobrindo isso, sabiam onde o navio estava: muito danificado, foi afundado de propósito na costa de Rhode Island em 1778, durante um bloqueio naval da costa americana.

Após quase nove anos de buscas, os pesquisadores acreditam que encontraram os restos do navio, entre “80% e 100% intactos” na costa do estado, junto a outros quatro navios afundados. Eles estão agora reunindo recursos para investigar as embarcações afundadas.
Outros tesouros no fundo do mar…

Recentemente, canadenses encontram um navio lendário desaparecido no século 19. A Embarcação ficou presa no gelo do Ártico em 1845.

E outro navio que estava desaparecido há 60 anos também foi encontrado quase um quilômetro de profundidade perto da ilha havaiana de Oahu.
(Do marsemfim.com.br)

Nenhum comentário: