Foto: Fernando Alexandre / Blog Tainha na Rede
Equipes não conseguem soltar filhote de baleia preso em redes de pesca no Pântano do Sul, em Florianópolis
Resgate foi adiado para a manhã desta quinta-feira
Hora de Santa Catarina
Profissionais do Intituto Australis (IA), APA da Baleia Franca, Associação R3 e Corpo de Bombeiros não conseguiram resgatar um filhote de baleia-franca que está preso em uma rede de pesca no Pântano do Sul, região sul de Florianópolis, desde a manhã desta quarta-feira (22).
Segundo a bióloga e diretora de pesquisa do IA, Karina Groch, com o anoitecer, a equipe decidiu adiar o resgate para a manhã desta quinta.
— A mãe dele está na volta, é uma quantidade grande de redes e cabos, e a baleia estava em deslocamento. Então a gente colocou duas boias de sinalização para amanhã para fazer o trabalho com segurança.
De acordo com o analista ambiental do ICMBio/APA Baleia Franca Ronaldo Cataldo Costa, a situação é delicada. Como a mãe do filhote está circundando a embarcação de pesca, é um resgate arriscado.
– É preciso ter cuidado para não colocar em risco também a vida e a segurança dos socorristas, pois são animais marinhos grandes. Somente o filhote pesa cerca de duas toneladas – explica.
O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é desenvolvido para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados. Também deve-se evitar estressar o filhote e a mãe para não acabar complicando ainda mais o resgate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário