quarta-feira, 4 de julho de 2018

REDE CLANDESTINA MATA BOTO

Animal estava enrolado em uma rede de pesca clandestina (Foto: Reprodução/ NSC TV)


Preso em rede clandestina, boto ameaçado de extinção é encontrado morto em Laguna

Um boto ameaçado de extinção, símbolo de Laguna, Sul catarinense, foi encontrado morto na noite de domingo (1°). Ele estava no Rio Tubarão e a suspeita é de que o animal, conhecido como "Tufão", teria ficado preso em rede de pesca clandestina e morreu afogado.

O animal foi encontrado sem vida por um pescador, que acionou a Polícia Militar Ambiental. Por ter respiração pulmonar, diferentemente do sistema de respiração imersa dos peixes, o boto precisa subir até a superfície para pegar o ar atmosférico regularmente e a rede de pesca enrolada no corpo pode ter atrapalhado o movimento.

O grau de afogamento nos animais marinhos de respiração pulmonar, assim como nos humanos, varia de acordo com o tempo e com a quantidade de água aspirada.

Por conta disso, o corpo do boto foi levado para o laboratório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde será feito uma necropsia para saber as causas da morte.

O cetáceo atua na pesca cooperativa dentro do Complexo Lagunar de Laguna. É a terceira morte de boto pescador registrada até julho na cidade. No ano passado, foram cinco durante todo o ano.

(Do https://g1.globo.com/)

Nenhum comentário: