segunda-feira, 25 de maio de 2020

MOBY DICK- A GRANDE BALEIA BRANCA


Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em 1851, em três fascículos, com o título de Moby-Dick ou A Baleia. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador Ismael, e foi inicialmente mal-recebido pelos críticos e pelo público. Com o passar do tempo tornou-se uma das mais respeitadas obras da literatura em língua inglesa, e seu autor é agora considerado um dos maiores escritores americanos. Herman Melville
O escritor, poeta e ensaísta norte-americano nasceu em Nova York, em 1819. Embora tenha obtido grande sucesso no início de sua carreira, sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, em 1891, sem conhecer o sucesso que sua mais importante obra, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX.
FÚRIA LOUCA
Cena final da adaptação para o cinema do diretor Jonh Huston,
de 1956, com Gregory Peck no papel do capitão Ahab.

Um comentário:

Unknown disse...

Existem muitas versões desta história, mas no geral muito bom. Moby Dick é épica, uma história que ilustra grandes cenas, preocupações filosóficas e dualidade que encontra-se em todas as criaturas. A história da grande baleia branca, é um magnífico dramatização do espírito humano em um cenário de natureza primitiva. Actualmente encontro-me ler este clássico, tomar algumas páginas e ele realmente está me cativar. Eu só vi o filme No Coração do Mar do Ron Howard é, e é um espetáculo visual bastante interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Uma grande história, grandes performances, grandes efeitos especiais e cenas de ação enérgicos, mas talvez o script é um pouco dispersos querendo cobrir muitos tópicos, a mensagem final não deixa de ser claro e não consegue mover como deveria.