quarta-feira, 6 de junho de 2018

TAINHÔMETRO TÁ NO AR


Hoje são comemorados os #DiaMundialdoMeioAmbiente e de Luta Contra a Pesca Ilegal, não declarada e não regulamentada (#IUU).

Para marcar as datas, lançamos Tainhômetro 2.0 (www.tainhometro.org), site que acompanha em tempo real a pesca de tainha na safra 2018.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão dessa pescaria para que ela seja eficiente e sustentável.


Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo de Bombinhas
Até agora, segundo o Tainhômetro, foram pescados 156.845 kg do peixe em Santa Catarina, durante a safra 2018. Lembrando que a cota fixada para esta temporada é de 3.417 toneladas.

A iniciativa tem o apoio de entidades de diversas entidades de pescadores Santa Catarina e tem o objetivo de buscar soluções para a categoria. A primeira versão do Tainhômetro foi ao ar em 2017 a partir de dados oferecidos voluntariamente pelos pescadores. A plataforma atual traz, além de um contador das toneladas capturadas, informações sobre gestão, legislação, fotos, notícias, estudos científicos e abre espaço para denúncias de pesca ilegal.

Para a Oceana, após anos sofrendo judicialização, a safra da tainha conta a partir de 2018 com cotas de captura definidas com base em dados científicos.

— O ordenamento pesqueiro e o monitoramento são ferramentas estratégicas para combater a pesca ilegal e evitar o esgotamento dos recursos pesqueiros. Essa gestão da pesca da tainha pode se tornar uma referência para outras pescarias — defende o diretor geral da Ong no Brasil, o oceanógrafo, Ademilson Zamboni.

Para viabilizar o uso de cotas, foi criado um sistema online por meio do qual toda produção de tainha é obrigatoriamente registrada. O monitoramento desses dados está sendo feito por um comitê de acompanhamento formado pelo governo, sociedade e setor produtivo. O avanço foi considerado um marco histórico.

O site foi elaborado pela Oceana no Brasil em parceria com a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, Ministério do Meio Ambiente, Associação de Pescadores Profissionais Artesanais de Emalhe Costeiro de Santa Catarina (Appaesc), Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Secretaria de Pesca e Aquicultura de Laguna e o Conselho da Pastoral dos Pescadores (CPP).
Além das quantidades pescadas, os usuários poderão saber mais sobre gestão, legislação, estudos sobre a pesca da tainha e denunciar a pesca ilegal!

A Oceana trabalha pela proteção dos ecossistemas marinhos e em defesa da pesca sustentável.

https://www.facebook.com/pg/oceanabrasil/posts/?ref=notif

Nenhum comentário: