quarta-feira, 13 de junho de 2018

SEM LICENÇA

(Foto: Ibama/Divulgação) 
Ibama apreende 80 toneladas de pescado em operação para impedir irregularidades na safra da tainha

Barcos de grande porte com aparato para pesca industrial foram flagrados sem licença.

Até esta segunda-feira (11), o Ibama apreendeu 80 toneladas de pescado, três traineiras, três caminhões e 5 km de redes fixas no litoral catarinense. O trabalho integra uma operação para impedir a pesca irregular durante o período de migração da tainha. Em autos de infração, os agentes ambientais aplicaram R$ 4,7 milhões. 

Os técnicos do Ibama identificaram entre as irregularidades falta de documentação, barcos de grande porte com aparato para pesca industrial foram flagrados sem licença. Duas tartarugas foram devolvidas ao mar.
Duas tartarugas foram devolvidas ao mar, diz Ibama (Foto: Ibama/Divulgação)

Uma portaria do governo federal limita a pesca no período da safra da tainha em 3,4 mil toneladas para captura feita por frotas industrial e artesanal de emalhe anilhado no estado. Conforme o Ibama, 80% dessa cota para pesca industrial da tainha foi atingida na manhã desta segunda.

De acordo com o analista ambiental Jefferson Amaro, devido à importância econômica e cultural da tainha para Santa Catarina, é fundamental buscar equilíbrio entre necessidade de pesca e manutenção de estoques.
Ainda segundo o Ibama, as 80 toneladas de pescado apreendidas serão doadas a 200 instituições sociais em 30 municípios catarinenses. 
(Do https://g1.globo.com/)

Nenhum comentário: