sexta-feira, 29 de junho de 2018

FAROL DE SANTA MARTA - 126 ANOS


Foto do livro "Fortes e Farois", de Ricardo Siqueira.


Considerado o maior da América Latina e o terceiro maior em alcance visual do mundo (92 km), o Farol de Santa Marta, construído por franceses e inaugurado em 11 de junho em 1891, até hoje mantém parte de seus equipamentos originais. Com 29 metros de altura e altitude de foco de 74 metros, o farol tem torre quadrada em pedra e foi edificado com uma mistura de areia, barro e óleo de baleia, muito utilizado naquela época para grandes construções.

Distante 14 km do centro de Laguna, Santa Catarina, o Farol está localizado no cabo de mesmo nome e tem em suas proximidades 4 maravilhosas praias: Farol, Cardoso, Camacho e Cigana, além de lindas dunas de areia. Mesmo com toda a tecnologia dos instrumentos de navegação atuais, os comandantes só ficam tranquilos quando avistam aqueles lampejos característicos, confirmando a posição secular do farol.

Além de conferir e calibrar os instrumentos de bordo, este farol também avisa sobre a laje da Pedra do Campo Bom, através de um setor que emite luz vermelha. 
Nunca navegue em direção ao facho se este estiver vermelho, com certeza o perigo submerso estará em algum ponto entre você e o farol. A lanterna do farol mede 3 metros de altura e 2,66m de diâmetro. Dali de dentro fica fácil entender como é que os cristais conseguem lançar a luz 46 milhas mar adentro!

Nenhum comentário: