quarta-feira, 25 de abril de 2018

DARWIN, UM NAVEGANTE!


A circum-navegação de Darwin

Publicado por João Lara Mesquita 

Como você imagina que Darwin desenvolveu a teoria da evolução pela seleção natural das espécies? Indo a campo, claro! Foi a circum-navegação de Darwin no século XIX.

O jovem Charles Darwin, com apenas 22 anos, passou quase cinco anos à bordo do HMS Beagle, entre 1831 e 1836, navegando ao redor do mundo!

Passando por diversas regiões do mundo e por ecossistemas diferentes, o cientista observou uma enorme variedade de animais, plantas, culturas, fósseis e formações geológicas, e assim formulou ideias sobre como diferentes espécies surgem e evoluem no planeta Terra.


Durante a viagem de cinco anos, Darwin e a tripulação do Beagle passaram a maior parte do tempo explorando a América do Sul, incluindo ilhas como Galápagos. Mais tarde o cientista chegou a afirmar que essa viagem foi o principal evento de sua vida.



A circum-navegação de Darwin teve fim no dia 2 de outubro de 1836, quando Beagle jogou a âncora em Falmouth, na Inglaterra.

Mas… Sabemos muito bem que algumas navegações são longas, exigem paciência da tripulação e geram um grande tempo ocioso que pode ser preenchido com um bom livro.

O que será que o jovem Darwin lia a bordo do Beagle durante todo esse tempo no mar?

A resposta está em uma biblioteca digital, compilada pelo projeto Darwin Online, que reproduz, de maneira ilustrada e detalhada, as 181 obras que compunham a biblioteca flutuante do Beagle.

Nenhum comentário: