segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

MAR DE BALEEIRAS

Fotos Divulgação

Baleeira São José I,  patrimônio naval cultural catarinense

A baleeira de Sta. Catarina, originalmente concebida para auxiliar os navios-baleeiros na pesca, a baleeira teve origem na América do Norte e acabou sendo introduzida em Santa Catarina com a intensificação do comércio de produtos manufaturados daquele mamífero cetáceo a partir de 1.700, ou seja, há três séculos.
 "Abrasileirada", a embarcação passou a ser construída no sul do país, passando por algumas modificações e adaptações para atender a novas funções, como a pesca com rede de espera. Descendente das baleeiras descritas por Herman Melville, em Moby Dick, a versão brasileira da embarcação é objeto de admiração internacional.
 Infelizmente, a baleeira catarinense e as suas histórias podem estar com seus dias contados. A idéia central do projeto "E B ONG" é justamente reverter a perspectiva de desaparecimento desse traço da cultura brasileira e consequentemente a pesca artesanal ao qual garantem a subsistência das populações litorâneas.
O capitão Pier Luigi Palumbo  é morador da Ilha de Santa Catarina há vários anos e criador do projeto "E B Ong" (Expedição Baleeira de Sta. Catarina) que nasceu justamente da preocupação com o desaparecimento de uma tradição brasileira, mais precisamente, catarinense, cuja finalidade é mostrar a todos, o caminho a seguir, no sentido de preservar esse PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL tão pouco considerado.
 
(Texto de Pier Luigi Palumbo - patrão e construtor da Baleeira São José I)

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado pela deixa, a oportunidade está ai ! avante e a todo pano !! apesar do optimismo (geral), esse texto, devidamente atualizado, dá conta de ONG. estacionada no feto, barco em seco (10 meses) e o projeto ?… bem…alguém o fará.

em cima: 2007, represa da Casan em siderópolis & n. veneza. notem a condição de vento-não-vento. ai velejamos na mesma velocidade que as canoas da Costa da Lagoa, presentes no evento.foto:

em baixo: 2006-7, Lagoa da Conceição, arribando velozmente no rumo do Kiwi da Jackie Goulart. fotografa de primeira, não perde uma !