quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

FRUTOS DO MAR? SÓ FRESCOS!

Camarões são processados e embalados em banheiras de plástico sujas

Frutos do mar provenientes do Oriente, vendidos aos montes pelo mundo, estão repletos de fezes



Frutos do mar misturados com fezes de suínos estão sendo vendidos “aos montes” pelo mundo. Um dos exemplos é o camarão. Tão popular e bastante consumido na América. Muito raramente as pessoas prestam atenção em qual a origem do alimento que compram. Cem milhões de libras de camarão são vendidas por ano pelo mundo.

Imagine um armazém cheio de trabalhadores. De pé sobre pisos sujos cobertos de lixo, com moscas pousando em cestas cheias de camarões em um ambiente de clima tropical e sem ar condicionado. Esses camarões são processados e embalados em banheiras de plástico sujas. Com gelo feito com água da torneira. Este é exatamente o cenários da indústria do camarão no Vietnã.


No Brasil

A maioria de nossos frutos do mar vendidos em mercados, ou restaurantes, provém de nosso litoral. E 90% da produção nacional vem do estado de Santa Catarina. Mas se você for viajar para o exterior, principalmente para os Estados Unidos, fique atento aos dados abaixo:

– 85% dos frutos do mar consumidos pelos americanos são importados; e 27% deles vem da China;

Os EUA trocaram as ostras nativas pelo o camarão estrangeiro

Nos últimos anos, os EUA trocaram as ostras nativas pelo o camarão estrangeiro. Especialmente porque os EUA perderam seus estuários naturais produtivos. A alternativa foi a comprar produções estrangeiras. “Agora, os americanos comem mais quilos de camarão por ano do que o atum e salmão combinado”, defende Paul Greenberg, autor do livro “American Catch: The Fight for Our Local Seafood “.

Com a baixa qualidade dos frutos do mar chineses, quem pode se dar bem nos próximos anos é o Brasil que vem aumentando suas exportações para os EUA. No ano de 2013, o país exportou 8,2 mil toneladas de pescado, gerando um valor de US$ 89.028.913, segundo dados do AliceWeb.
Por que este site condena a carcinicultura no Brasil

Sobram motivos para a condenação. Para começar, manguezais, áreas públicas, são “doadas” aos produtores que, ao contrário dos agricultores, têm a vantagem de não ter de pagar a terra onde vão produzir. Curiosamente, descobri, a vasta maioria das fazendas pertence ou a políticos (entre os quais prefeitos, deputados e senadores), ou a grandes grupos empresariais. Desta vez não há a desculpa “dos pequenos produtores”.

Conheci, se não todas, a maioria das fazendas de camarão que proliferaram no Nordeste, desde o Piauí, até o Sul da Bahia, mas não apenas nesta região e fiquei horrorizado com o que vi.

Mar Sem Fim Especial Carcinicultura. Assista ao nosso Episódio em viagem ao Ceará.


(Do https://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: