quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

VOCÊS VERÃO!

Primeiro dia do verão começa nublado em Florianópolis - Marco Santiago/ND

Verão começa com nebulosidade e temperaturas amenas em Florianópolis

Primeiros dias da estação mais quente do ano serão de tempo estável nas cidades de Santa Catarina

As temperaturas elevadas registradas nas últimas semanas anunciaram o fim da primavera e a chegada do verão. A estação mais quente do ano começa oficialmente hoje, às 13h28, com o solstício de verão, fenômeno que marca o dia mais longo do ano e com maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul.

Na Grande Florianópolis, o verão começa em um dia nublado com pouca probabilidade de chuva, clima que se repete amanhã. Na Capital, a temperatura máxima para hoje é de 26ºC. O dia mais quente desta semana será o sábado, mas há risco de tempestades no fim da noite em todo o Estado devido à chegada de uma frente fria pelo litoral.

Na véspera e no dia do Natal, a previsão para Santa Catarina indica tempo instável. Os dias amanhecem nublados e há possibilidade de pancadas de chuva isoladas com raios e rajadas de vento associadas ao calor nos períodos da tarde e da noite, as típicas chuvas de verão.

Conforme o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília, a tendência é que haja chuva dentro dos padrões normais em Santa Catarina. Cavalcanti informou também que o fenômeno conhecido como La Niña, quando ocorre o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, este ano é predominante, mas com pouca intensidade, o que deve contribuir para garantir uma normalidade climática no Brasil.

A previsão para os meses de janeiro e fevereiro de 2018 é de muito calor no Estado. Segundo a Epagri/Ciram, mesmo com o clima úmido, os volumes de chuva serão um pouco baixos para o esperado durante a época, o que pode significar problemas de estiagem, já que os rios catarinenses estão com os níveis baixos.

O verão terminará no dia 20 de março de 2018, no equinócio de outono. Com a rotação do planeta Terra, a incidência de raios solares sobre o hemisfério diminui, tornando as temperaturas mais amenas.

(Do https://ndonline.com.br)

Nenhum comentário: