terça-feira, 17 de outubro de 2017

MAR DE BALEIAS

Profissionais trabalham no resgate da baleia na praia - Projeto de Monitoramento de Praias/ Divulgação/ ND

Baleia Jubarte desencalha de praia em Barra Velha e é monitorada por pesquisadores

Equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos segue com os trabalhos no local até garantir que o animal se afastou definitivamente das áreas de risco de encalhe 

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS (SC)

A baleia juvenil da espécie Jubarte, com aproximadamente 6 metros, conseguiu desencalhar por volta das 16h30 desta terça-feira (17) na praia da Península, em Barra Velha, no Norte catarinense. A operação do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), responsável pelo resgate, segue com os trabalhos de monitoramento até garantir a certificação de que o animal se afaste definitivamente das áreas de risco de encalhe. No entanto, segundo a equipe, o animal está doente, e ainda segue na praia. 

encalhe ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (16). O animal de aproximadamente seis metros. A área chegou a ser isolada pelos pesquisadores. De acordo com o PMP-BS, algumas pessoas discordaram dos procedimentos realizados pelos pesquisadores e decidiram tentar ajudar a baleia por conta própria. Duas pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

Operação

Para fazer o reboque da baleia foi necessário aguardar a maré subir, para passar as fitas e cabos. O kit de desencalhe veio de Imbituba e ajudou no processo de transporte do animal.

A operação conta com rebocador, barco de apoio, jet ski e todo equipamento necessário. Além do PMP-BS estão envolvidos na operaçao o Instituto Anjos do Mar, Corpo de Bombeiros, Defesa de Civil, Polícia Ambiental e Polícia Militar.

Segundo o professor André Barreira, as causas que fizeram a baleia encalhar e não conseguir se libertar sozinha ainda são desconhecidas. “Era um filhote grande e eles geralmente não ficam perto da arrebentação, isso é muito raro. Pode ser que ele tenha encalhado por inexperiência ou também que ele possa estar doente, mas não há confirmação”, explicou.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

(Do https://ndonline.com.br/)

Nenhum comentário: