sábado, 2 de setembro de 2017

CALOR & VENTOS


Foto Fernando Alexandre
Sul tem ventos moderados a fortes

por Maria Clara Machado 

Os ventos aumentaram de intensidade sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (1) com a presença de um grande sistema de alta pressão no oceano. O mar também já começou a subir e hoje há alerta de ressaca por toda costa da Região. 

Ventos de 70 km/h 

Desde a madrugada são observadas rajadas de vento moderadas a fortes, sendo as mais intensas no litoral gaúcho. Em Tramandaí, uma rajada chegou a 73 km/h por volta das 9 horas e em Mostardas uma rajada já alcançou 62 km/h pela manhã. Em Bom Jardim da Serra, no alto da serra catarinense, os ventos já chegaram a 57 km/h e em Nova Fátima, no Paraná, uma rajada atingiu 71 km/h.
Confira abaixo as maiores rajadas de vento observadas na manhã desta sexta-feira:


As rajadas de vento continuam no decorrer desta sexta-feira (1) ainda chegando perto dos 70 km/h. "A massa polar, que está no oceano, tem um valor de pressão expressivo e os ventos fortes na borda do sistema chegam ao Sul do Brasil", explica a meteorologista Fabiana Weykamp. 

Amanhã (2) as rajadas de vento vão continuar pelo menos com moderada intensidade pela Região Sul. As rajadas mais fortes ainda serão sentidas no litoral gaúcho. 

Atenção com mar agitado e a ressaca 

A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado em todo o litoral da Região Sul, com risco de ressaca especialmente entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC). 


Temperaturas em elevação 

O sol predomina no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com poucas nuvens no céu pelo interior e temperaturas em elevação. Ainda no leste catarinense e paranaense, os ventos que sopram do oceano trazem umidade e favorecem a formação de muitas nuvens. A temperatura sobe devagar em Florianópolis e em Curitiba.

O sol aparece forte e esquenta à tarde em Porto Alegre


Fim de semana com calor 

Durante o fim de semana o calor aumenta no Sul. O sol fica forte por toda a Região, ainda com friozinho na madrugada e temperaturas mais altas à tarde. Há chance de pancadas de chuva na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai apenas no domingo (3) à noite.

(https://www.climatempo.com.br/)

Nenhum comentário: