quarta-feira, 30 de agosto de 2017

OUVINDO BALEIAS

Foto Divulgação
Equipe monitora sons e comportamento das baleias-francas em Santa Catarina
Medições já foram feitas na enseada das praias da Ribanceira, em Imbituba, e na enseada da praia da Gamboa

O som emitido pelas baleias-francas e que pode ser ouvido a milhares de quilômetros em águas costeiras e oceânicas está sendo monitorado em Santa Catarina. O objetivo é estudar a associação entre os sons e o comportamento das baleias francas no Litoral catarinense. Para o trabalho, uma equipe de cinco pessoas começou a monitorar, na semana passada, a vocalização dos animais. 

A equipe é composta por biólogos do Projeto Baleia Franca, do Centro de Mamíferos Aquáticos/ICMbio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e voluntários. Conforme a diretora do projeto Baleia Franca, Karina Groch, os registros serão feitos até o final da temporada reprodutiva das baleias, o que nos últimos anos ocorreu na metade de novembro.  

As medições dos sons com os chamados hidrofones — que são microfones embaixo d'água — são feitas na enseada das praias da Ribanceira, em Imbituba, e na enseada da praia da Gamboa. 

— Nós já fizemos gravações e já conseguimos ouvir os sons, saber que existe comunicação entre mãe e filhote, por exemplo — conta Karina. 

As medições são complementares a um projeto de 2011, que analisou as modificações no comportamento vocal das baleias frente ao ruído. Os dados serão analisados por uma aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que faz um mestrado na área, segundo Karina. 

Os resultados do estudo poderão ser aplicados em sistemas capazes de detectar a presença de baleias, estimar o número e determinar a distribuição dos indivíduos baseando-se unicamente nos sons emitidos pelos animais, aumentando assim a eficiência do monitoramento da população de baleias-francas em Santa Catarina. 

(Do Hora de Santa Catarina - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: