sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MAR DE BALEIAS

Após 24 horas encalhada na Praia Rasa, em Búzios, baleia Jubarte consegue se soltar, e grupo que ajudou a devolvê-la ao mar comemora - Pablo Jacob / Agência O Globo

Baleia Jubarte que estava encalhada em Búzios é devolvida ao mar
Segundo Instituto Baleia Jubarte, este ano já ocorrem nove encalhes na costa do Rio de Janeiro

POR PABLO JACOB / SIMONE CANDIDA / MARTA SZPACENKOPF

RIO — Após quase 24 horas, a baleia jubarte que estava encalhada na areia da Praia Rasa, em Búzios, conseguiu voltar ao mar. O animal, que pesa cerca de 28 toneladas, retornou para a água, mas biólogos alertam que ela ainda corre o risco de encalhar na arrebentação, pois a praia possui vários bancos de areia.



A jubarte encalhou por volta das 16h da quarta-feira. Biólogos, veterinários, técnicos ambientais e agentes da secretaria municipal de meio ambiente precisaram correr contra o tempo para tentar salvar a vida dela. Foram usados dois barcos e uma lancha, além da força dos moradores e curiosos, que ajudaram a rebocar o animal com um cabo. Antes de deixar a areia, as equipes estavam providenciando um analgésico para tentar amenizar o sofrimento do animal.


Desde o início da manhã, cerca de 200 pessoas, entre elas muitas crianças, estavam se aglomerando, jogando água sobre a baleia. Duas retroescavadeiras foram usadas para abrir uma vala em volta do animal.

— Temos uma rede de ONGs e especialistas que atuam no resgate destes animais na costa brasileira. Sei que as pessoas querem ajudar e, inicialmente, um grupo chegou a tentar a empurrar a baleia de volta para a água. Isso não é recomendável, porque a baleia tem 13 metros e pesa cerca de 28 toneladas. Se ela bate com a cauda em alguma pessoa ou tomba em cima de alguém, é morte na certa — disse o biólogo Joel Braga, da consultoria Scitech, consultoria responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Petrobras.

O filhote de baleia jubarte encalhou em Búzios
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Após 24 horas encalhada na praia Rasa em Buzios a baleia Jubarte consegue se soltar Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Voluntária acaricia baleia após molhá-la Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Voluntário joga água do mar sobre a baleia Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Cerca de 200 pessoas, entre elas muitas crianças, tentaram salvar o filhoteFoto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Após a mobilização dos moradores, duas retroescavadeiras privadas foram levadas até a praia para auxiliar no resgateFoto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Moradores de Búzios se mobilizam para tentar salvar o animalFoto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Inicialmente, os banhistas chegaram a acreditar que se tratava de um filhote de baleira jubarte. Mas especialistas do Instituto Baleia Jubarte analisaram fotos do animal e constataram, pelo tamanho, que é uma baleia jovem.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o exato momento em que o filhote encalhou, na altura do canal da Marina, na Praia Rasa.O ciclista Felipe de França Silva, de 30 anos, estava fazendo um treino próximo ao local em que a baleia está encalhada, viu o burburinho e decidiu se aproximar.

Segundo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), entre os programas desenvolvidos pelo Projeto Baleia Jubarte, o que realiza o resgate de cetáceos encontrados vivos ou mortos ao longo da costa é “um dos que exige mais esforço e determinação da equipe técnica”. De acordo médico-veterinária do IBJ Adriana Colosio este ano, já foram registrados encalhes de 62 jubartes na costa brasileira.

— É comum essa época do ano encalhar jubarte por causa do período de migração para sua reprodução na costa brasileira. Esse período inicia em julho e termina em novembro. Sobre os encalhes no litoral do RJ também é comum acontecer. Até hoje temos 9 ocorrência no litoral do Rio de Janeiro — conta.
Ainda não é possível explicar o porquê de a baleia ter encalhado na Praia Rasa, mas, segundo o médico-veterinário do IBJ Hernani Ramos, não está descartada a hipótese de o animal estar doente.
— Existem várias causa para o encalhe de animais vivos: os mais idosos podem estar morrendo, por exemplo; já os filhotes podem se perder da mãe. Há, ainda, casos de baleias que sofrem colisão com uma embarcação e, feridas, ficam desorientadas e, e situações em que o animal vai parar na areia porque está com alguma enfermidade. Não sabemos ainda o que aconteceu com a que está encalhada em Búzios — disse ele, que, assim como outros especialistas do IBJ, está monitorando o caso pelo telefone.

Morador de Búzios, o técnico de meio ambiente Leonardo Sandre, de 41 anos, conta que foi chamado por banhistas na tarde de quarta-feira para ajudar no salvamento da baleia.

— Eu e um grupo de cerca de 30 pessoas ficamos de 16h até 21h molhando a baleia, mas a maré baixou e não tínhamos mais o que fazer. Voltamos para lá umas 2h30 da madrugada, quando a maré voltou a subir e empurramos a baleia por uns dez metros. Mas não deu mais. No grupo tinha de trabalhadores a funcionários da prefeitura, todo mundo mobilizado. De manhã, começou a chegar reforço — conta ele.

(Do https://oglobo.globo.com/)


Nenhum comentário: