Turistas e moradores aproveitaram a neve em São Joaquim - Wagner Urbano/OnJack
Santa Catarina deve registrar calor de 30°C no sábado e chance de neve na segunda
O frio intenso deve permanecer durante 15 dias no Estado, com previsão de geada em todas as regiões
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS
Os catarinenses vão enfrentar uma onda de frio nos próximos dias. No sábado (15) a previsão é que as regiões do Estado tenham calor de até 30°C enquanto no domingo, com a chegada de uma massa de ar frio, os termômetros podem ficar em 0°C na Serra e Planalto Sul. A previsão é da Epagri/Ciram, que ainda alerta para a possibilidade de neve na segunda-feira.
A previsão do órgão indica que a madrugada e a manhã de segunda deve ser bastante fria. As mínimas devem ficar entre -2ºC e 0ºC do Oeste ao Planalto Sul e por volta dos 9ºC na região litorânea do Estado. O vento sul moderado com rajadas de 50 a 70 km/h aumenta a sensação de frio. Como essa massa de ar frio também traz umidade, há possibilidade de neve nas áreas mais altas do Estado durante a segunda-feira, principalmente em São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. “Ainda tem umidade e o frio está chegando. Essa combinação pode resultar em neve entre a manhã e a noite de segunda-feira”, informou o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins.
A partir de terça e quarta-feira, o tempo fica mais seco no Estado, com menos nebulosidade e presença de sol na maior parte das regiões, mas o frio vai se intensificar ainda mais. Para terça (18), a previsão é de temperaturas baixas, negativas com chance de geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e próxima de 0°C com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região de serrana de Florianópolis. No Litoral, o frio também será intenso, com temperatura mínima de 3°C a 6°C, também com chance de geada isolada.
Para quarta-feira há previsão de geada ampla em Santa Catarina, inclusive nas cidades do Litoral. As temperaturas mínimas devem variar entre -5ºC e -2ºC na Serra, Planalto Sul, Meio-Oeste e Oeste. No Litoral, os termômetros começam o dia marcando em torno de 4ºC.
“Esse frio mais intenso deve permanecer em Santa Catarina entre 10 e 15 dias, o que é normal para esta época do ano, principalmente em julho, que é o mês mais frio do inverno”, explicou Martins. Depois do dia 20, no entanto, a previsão é de que a temperatura volte a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano.
Recomendações da Defesa Civil
Onda de frio
Atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças.
Abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos, orienta a Secretaria de Estado da Saúde. Essas medidas ajudam a prevenir doenças.
Lembre-se que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Geada
Agricultores deverão tomar medidas preventivas, como antecipar colheita de verduras folhosas e algumas leguminosas.
Coberturas sobre as lavouras também contribuem para reduzir o impacto da geada nas plantações.
Ventos fortes
Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas.
Emergências
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros pela central 193.
(Do https://ndonline.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário