quarta-feira, 21 de junho de 2017

ÚÚÚÚÚÚ!!!!!!

Fotos Fernando Alexandre
 
 



 

O troféu do pescador é o peixe: a alegria do mestre Didi Grande, que "patroneou" a canoa "Mariposa" no cerco!

Quando "Mariposa" escorregou pelas estivas em direção ao mar, passava pouco das três da tarde desta quarta-feira de tempo meio inforruscado.
Os vigias tinham abanado lá de cima das dunas, sinalizando que era peixe apenas para una canoa, e o apupo - ÚÚÚÚ!!!! - já corria entre bocas e ouvidos pelos becos e vielas do Pântano do Sul!
Poucos minutos depois, a praia já contava com quase uma centena de pessoas dispostas a ajudar e - quem sabe - também levar uma cobiçada tainha pra casa.
Peixe cercado, peixe arrastado em frente ao "Pedacinho do Céu Restaurante", da comandante Zenaide, pouco antes dos escombros do naufrágio da "chata"!
Contado e recontado entre gritos e pequenas e folclóricas "divergências", o veredito preciso; setecentas e "tantas" tainhas, gradas e ovadas! As "tantas" foram 27, 38 ou mesmo 51, dependendo de quem conta ou conta para os outros!
Divididos os quinhões entre os "camaradas" que participaram da pesca e os que ajudaram a puxar a rede, todos acabaram levando seu peixe.
Hoje tem festa na praia e o agradável cheiro de tainhas sendo douradas na banha de porco ou assadas na brasa vai tomar conta das casas e ruelas do Pântano do Sul!
ÚÚÚÚ!!!! 

Nenhum comentário: