quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

ÁGUA VIVA, PÉ LIGEIRO - COMO EVITAR



Praias de SC terão bandeira lilás para alertar sobre águas-vivas
Total de 43.528 atendimentos de lesões por água-viva alerta à população e levam bombeiros a programarem ações preventivas 
karine Wenzel e Simone Feldmann



A alta quantidade de pessoas que tiveram lesões por contato de água-viva no último fim de semana motivou uma reunião entre os comandantes do Corpo de Bombeiros para definir condutas a serem tomadas. Desde o início da temporada até esta segunda-feira, foram atendidas 43.528 pessoas pelos guarda-vidas em todo o litoral. No ano passado, neste mesmo período foram 20.403 casos. Mais da metade das ocorrências aconteceram em praias do Sul do Estado. 

Como ação preventiva, os bombeiros decidiram aderir à bandeira lilás, conforme a sinalização internacional para prevenção em áreas aquáticas, indicando a presença de animais marinhos perigosos. 

A bandeira ainda será confeccionada e distribuída entre os postos, mas o coronel Onir Mocellin, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, espera que a sinalização esteja disponível ainda para esta temporada. Ela deve ser utilizada como uma bandeira secundária, junto à bandeira que orienta sobre as condições do mar. Enquanto isso, a orientação é que os banhistas fiquem atentos se há presença de águas-vivas na areia da praia e verifiquem com os guarda-vidas se é seguro entrar na água. 

Durante o fim de semana, foram registradas ocorrências com dois tipos de águas-vivas: a medusa (Olindias sambaquiensis), tipo mais comum, que causa reação semelhante a urticária na pele, e a caravela (Physalia physalis), que possui tentáculos grandes, geralmente com mais de um metro e deixa marcas parecidas com chicotadas. As caravelas podem causar lesões graves e desencadear reações alérgicas, chegando ao choque anafilático e obstruindo as vias aéreas. A recomendação em caso de contato com águas-vivas é procurar o posto de guarda-vidas mais próximo.


Aumentam casos no Norte do Estado

O oceanógrafo e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Charrid Resgalla Júnior explica que não há como destacar um único fator para o aumento do número de águas-vivas no litoral catarinense, mas lembra que o verão sempre tem picos, até porque cresce a quantidade de pessoas no mar

— O pessoal sempre se assusta, é um número alto, mas é uma coisa corriqueira, que tem acontecido nos últimos verões. Esse ano em particular está diferente porque estamos tendo muitos casos no Norte do Estado, que antes não tinha tanto. 

O pesquisador explica que uma das possibilidades é que uma espécie menos corriqueira no litoral catarinense esteja na costa, a Chrysaora lactea. Segundo ele, exemplares foram encontrados no Norte de SC em profundidade e poderiam estar causando lesões junto com a espécie mais comum, a Olindias sambaquiensis.

Repelente em desenvolvimento

Pesquisadores da Univali estão desenvolvendo fórmula de repelente contra água-viva. A expectativa é que o produto seja concluído até a próxima temporada. A ideia é ter um princípio ativo junto com o protetor solar, para ser aplicado antes de entrar na água. 

— A gente ainda não conseguiu uma formulação estável para colocar no mercado, mas estamos debruçados sobre isso — diz Resgalla Júnior, que acrescenta que seria o primeiro produto desse tipo desenvolvido no país. 

Saiba como agir caso tenha contato com uma água-viva:
Gelatinosas e incolores, com aspecto de guarda- chuva ou prato, as águas- vivas nadam na água, geralmente em grupo. A maioria é pequena e inofensiva Causam reações locais como dor e vermelhidão.

Como Evitar
Ao perceber a presença de águas- vivas, se afaste. As crianças devem ter atenção especial

Após a queimadura
Borrifar vinagre é uma das soluções: neutraliza as células com veneno e ajuda contra a dor Os guarda- vidas têm vinagre à disposição nos postos A alternativa é lavar o local com água salgada 

O que não fazer
O gelo é recomendável, mas deve estar envolto em um saco plástico, pois a água doce ajuda a liberar mais toxinas Em casos de náuseas, febre, vômito ou mal- estar, procure o posto de saúde.

(Do www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: