quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

FRIACA E MAR GRANDE: QUASE VERÃO


Frio polar no Sul às vésperas do Verão

por Maria Clara Machado

A primavera está chegando ao fim e mais uma massa polar forte para os padrões dessa época do ano avança sobre o Sul do Brasil. O frio desta quarta-feira (14), ficou abaixo dos 10°C em algumas cidades! Fez 7,3°C em Bom Jardim da Serra (SC) e 8°C em Quaraí (RS), segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


A maior parte do interior da Região Sul tem predomínio de sol e tempo firme. As temperaturas vão ficar amenas, baixas para o mês de dezembro. Essa situação aconteceu várias vezes durante a Primavera de 2016. Hoje apenas o leste do Paraná e de Santa Catarina podem ter chuva fraca. As temperaturas também estão em queda em CuritibaFlorianópolis e Porto Alegre.

Será que o frio vai aumentar?

O centro da nova massa polar se desloca pelo oceano e os ventos marítimos ainda vão levar bastante umidade e ar frio para a costa de Santa Catarina e do Paraná nos próximos dias, o que vai manter as temperaturas baixas e a condição de garoa e chuvas fracas. 

Grande parte da Região Sul vai continuar com sol e tempo firme até o fim de semana. O frio aumenta na madrugada e amanhecer desta quinta-feira (15). A Climatempo prevê temperaturas entre 3°C a 1°C nos pontos mais altos das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com possibilidade de geada. 

Mar sobe e há risco de alagamentos em SC! 

A presença de um novo ciclone extratropical em alto mar favorece a elevação das ondas no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta quarta-feira.

O Epagri/Ciram emitiu alerta para o risco de alagamentos e ondas altas no litoral de Santa Catarina. Até a manhã de sexta-feira (16), as condições para navegação de pequenas e médias embarcações, e atividades de pesca ficam desfavoráveis no litoral catarinense.

O órgão reforça que as ondas podem atingir picos de 2,5 m a 3,5 m especialmente no litoral sul e Grande Florianópolis. Essa condição associada à maré astronômica de sizígia (Lua cheia) pode ocasionar alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Nenhum comentário: