sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Balneário Camboriú, SC, mais uma aberração da costa brasileira

Publicado por João Lara Mesquita 

O Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, com 108 mil habitantes, no litoral norte do estado de Santa Catarina. Ali aconteceu um dos maiores absurdos da costa brasileira. Um super adensamento. Foram erguidos alguns do prédios mais altos do Brasil. A paisagem foi destruída, acanalhada. Este site não conhece outra praia brasileira com tamanho adensamento e feiura. O problema não se reduz a destruição implacável da paisagem, um bem que pertence a todos os brasileiros.

Balneário Comboriú, falta de consciência no Brasil

Se houvesse consciência no Brasil, tal absurdo não poderia ter sido feito, e merecia tornar-se exemplo. Nossa geração encontrou o planeta com determinada fisionomia. Não temos o direito de destruí-la impiedosamente como temos feito litoral afora. As futuras gerações também têm o direito de conhecerem as belezas naturais do país.

Balneário Camboriú: problema não se resume apenas à destruição da beleza cênica

Os prédios foram construídos de tal forma perto da linha do mar, e tão altos, que impedem a insolação e a circulação do vento, tornando o interior do município uma fornalha. O que mais impressiona é que o local cresceu em razão de sua beleza natural. Foi isso que atraiu os turistas e despertou a mais intensa especulação imobiliária que se tem notícia. Então, a beleza foi destruída pelo paredão de espigões! Como pode?

Um apartamento na região pode custar até R$ 3 milhões de reais. E ainda tem gente que paga por este sufoco! A partir de meio – dia não é mais possível encontrar um lugar ao sol.

Foto Curto e Curioso

Outros problemas provocados pela falta de insolação

O site clicrbs.com.br publicou matéria em fevereiro de 2016 mostrando que, pela falta de insolação, a praia fica coberta de briozoários, pequenos “organismos marinhos que aparecem principalmente no verão e causam mau cheiro quando expostos ao sol”. De acordo com a matéria, no último verão a companhia de limpeza teve que retirar cerca de 20 caminhões de briozoários todos os dias!


Foto: RBS
A matéria da RBS entrevistou o professor da Univali, Márcio da Silva Tamanaha, que sugeriu um motivo para o surgimento dos briozoários:

Isso é uma resposta ambiental ao problema crônico do saneamento básico

Eis aí mais um dos problemas do super-adensamento: a falta generalizada de saneamento básico no país.

Imobiliária Balneário Camboriú propõe alargamento da faixa de praia

Não bastam os problemas já citados. Companhias imobiliárias insistem em continuar as construções com o alargamento da faixa da praia, como mostra este vídeo. Será possível que mais pessoas ainda queiram ter um apartamento neste local?
( Do http://marsemfim.com.br/)

Nenhum comentário: