Um dos animais semi-albinos estava interagindo com as demais baleias, enquanto o outro nadava sozinho
Foto Carolina Bezamat/PBF / Divulgação
Baleias semialbinas são avistadas no Sul de Santa Catarina
Por LARIANE CAGNINI
Duas baleias-francas semialbinas, consideradas raras, foram avistadas nesta quinta-feira por um grupo de pesquisadores. Os cetáceos estavam na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, e não são os mesmos que foram avistados no litoral no ano passado. Esse foi o primeiro sobrevoo de monitoramento da temporada, realizado pelo Projeto Baleia Franca (PBF).
Avistagem em setembro de 2011
Foto Amanda Carvalho Viana / PBF/Brasil
As baleias semialbinas têm a coloração branca com pintas pretas, que vão escurecendo ao longo dos anos, até ficarem acinzentadas. Nos dois mamíferos avistados, as marcas já estão em processo de escurecimento, o que indica tratar-se de dois subadultos. A característica genética, além de modificar a coloração, faz com que semi-albinos geralmente sejam macho.
Em 2013, elas também marcaram presença no litoral catarinense
Foto Projeto Baleia Franca / Divulgação
Durante a atividade realizada ontem, foram avistadas 45 baleias, sendo 11 pares de mãe e filhote e 23 baleias não acompanhadas de filhotes. O grupo de cetáceos adultos estava em comportamento social e de acasalamento.
Segundo a diretora de pesquisa do PBF e bióloga, Karina Groch, a quantidade de baleias, em comparação com o ano passado, chamou a atenção dos pesquisadores. Ao longo de toda a temporada reprodutiva, foram registrados predominantemente pares de mãe e filhote.
(Do www.clicrbs.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário