terça-feira, 5 de julho de 2016

MARÉ BAIXA!


Maré seca na costa catarinense nos próximos dias

Nos próximos dias (04 a 07/07), teremos a ocorrência de maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta na atuação persistente de vento do quadrante norte que provoca o afastamento da água do mar da costa, associada à influência da lua Nova que resulta em valores mais baixos de marés (maré de sizígia).

Outros fenômenos associados à maré seca são a ressurgência e o nevoeiro marítimo. A ressurgência é a entrada de águas mais frias e ricas em nutrientes vinda do fundo do mar e favorece pesca. A ressurgência pode estar intensificando os nevoeiros marítimos que estão ocorrendo na costa catarinense nos últimos dias. Eles são mais persistentes no final das madrugadas, início das manhãs e fim do dia, em condições de vento calmo e diminuição da temperatura. A presença de nevoeiro prejudica a visibilidade, oferecendo risco à navegação.

Recomenda-se atenção para estes horários (Tabela 1) nos locais próximos a foz de rios, pois a maré baixa dificulta a entrada e saída de embarcações, podendo causar encalhes. 

Os horários mais críticos da maré seca coincidem com os valores de baixas marés previstos (Tabela 1) e valores de maré realmaregrama.

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).

Argeu Vanz – Oceanólogo
Gilsânia Cruz - Meteorologista

( Do EpagriCiram)

Nenhum comentário: