sábado, 21 de maio de 2016

SAIRAM AS LICENÇAS!

Famílias de pescadores de Floripa, Laguna, Imbituba, Garopaba, Pinheira e Governador Celso Ramos são beneficiadas Foto: Marcone Tavella / Agencia RBS

Liberadas 67 licenças para pesca de tainha com rede anilhada em SC 
Por

O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), Ivo da Silva, recebeu na noite desta sexta-feira (20) a notícia de que foram liberadas, pelo Ministério da Pesca, 67 licenças para a pesca da tainha com rede anilhada, que é a feita com barco a motor a partir de 800 metros da praia. No entanto, ainda falta a liberação de mais 11 embarcações.

— A partir da semana que vem, vamos de novo a Brasília para tentar liberar essas restantes. Ainda não sei qual o problema com esses barcos, mas vamos conseguir liberar _ espera Ivo. O pescador esteve na Capital Federal durante a semana para conquistar as permissões, mas a dificuldade era grande. Com a troca de governo, os funcionários foram exonerados, e não havia quem assinasse o documento.
A liberação beneficia famílias de pescadores de Florianópolis, Laguna, Imbituba, Garopaba, Pinheira e Governador Celso Ramos. Cada barco pode trabalhar com até seis pessoas. Mas o documento traz uma ressalva: só pode pescar com barcos que possuam casaria de proteção e não a habitada. A casaria é aquela pequena estrutura coberta onde os pescadores descansam.

A pesca artesanal da tainha com canoas de rede de arrasto começou no dia 1º de maio em Santa Catarina. Os pescadores de rede anilhada ainda aguardavam as licenças, mas alguns já realizavam a pesca, mesmo sem o documento.

De acordo com o Federação de Pescadores de SC, cerca de 340 toneladas já foram capturadas, a maior parte no Farol de Santa Marta, Laguna.

(Do http://dc.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: