terça-feira, 29 de março de 2016

MAR DE ILHAS

Foto senhoradesirius.worldpress.com.br
Ilhabela e os royalties do pré-sal

Publicado por João Lara Mesquita em 27/03/2016

Cofres engordam: Ilhabela e os royalties do pré-sal

Em 26 de Março, 2016, a Folha de S. Paulo publicou ‘Receita de Ilhabela Dispara com Royalties de Exploração do Pré-Sal’. Ôbaa, afinal, uma boa notícia! É tão raro o poder público ter caixa, poder investir, quanta novidade!

O tesouro Ilhabela + história náutica = caiçaras de olhos azuis

A estréia de Ilhabela nos livros de História aconteceu menos de 60 anos depois de Cabral, quando o mercenário alemão Hans Staden, após uma tumultuada viagem, decide servir no forte erguido pelo portugueses em Bertioga. Preso pelos tupinambás, levado de canoa até onde a ilha Anchieta, depois de peripécias de fazer corar James Bond, o alemão escapa, retorna para a Europa, e escreve o primeiro best- seller sobre a nova terra, o delicioso Hans Staden, duas viagens ao Brasil. Você viaja junto, um clássico. Staden descreve praia por praia, sua viagem de canoa desde o Canal de Bertioga, até a ilha Anchieta, com direito a pernoite em Ilhabela.

Canal de Bertioga

Mas ele não foi o único protagonista náutico da ilha no século 16. Outro notável foi o navegador, e pirata inglês, Tohmas Canvendich, terceiro a dar a volta ao mundo,em 1586; seguindo a rota aberta por Fernão de Magalhães, 1522; logo imitado por outro mito da vela e das armas, Sir Francis Drake, em 1577.

Ilustração do livro de Staden mostrando as canoas que o raptaram

Nela, Cavendich infernizou a costa brasileira. Incendiou construções de Ilha Grande, aprisionou navios, fundeou em Ilhabela de onde ordenou a destruição de Santos e São Vicente. Azucrinou. Depois seguiu até a boca do Estreito de Magalhães, mas não atravessou. O mar lhe dava o troco. De volta à Ilhabela, sofre um motim. Marinheiros desembarcam depois da luta. E é por isso que até hoje é possível encontrar caiçaras de olhos azuis, autênticos descendentes desta era de ouro da navegação.

Encontros produtivos

Canoas-de-voga, produto do tesouro Ilhabela

O mais notável produto deste caldo de cultura náutica, são as canoas-de-voga, um dos tipos mais lindos de canoas da costa brasileira ainda em uso, desafiando a tecnologia pela perfeição da fórmula custo- benefício, séculos depois de iniciada sua produção.
Canoas-de-voga do Bonete, obras de arte, bem cultural tombado pelo IPHAN

Protegida?

Parte do arquipélago, 27.000 mil hectares repletos de Mata Atlântica, restinga, manguezais, praias, 12 ilhas, ilhotes, lajes e um parcel; salpicadas aqui e ali por comunidades tradicionais ainda cultivando hábitos centenários, vivem uma perigosa conturbação com bairros cobiçados pela especulação, o crescimento desordenado, a falta de serviços públicos básicos. Ainda assim são protegidos, formando o Parque Estadual de Ilhabela, criado em 1977. A interrogação se justifica pelas inúmeras falhas dos parques tupiniquins.
Ilhabela, ‘Capital da Vela’, interessa ao Mar Sem Fim

Além de ser um dos pontos mais notáveis da costa paulista, o pessoal que gosta do mar, da natureza, não sai de lá. Ilhabela, no Brasil, é sinônimo de ‘Capital da Vela’.
Semana de vela de Ilhabela, a Capital da Vela

O dinheiro dos royalties do pré-sal

De 2009 para cá o orçamento cresceu seis vezes, a cidade é a terceira a receber mais royalties, no Brasil, pela exploração de gás e do pré-sal, dos campos de Mexilhão e Sapinhoá, na Bacia de Santos. O montante representa dois terços do orçamento, de R$ 527 milhões de reais em 2016.

Bacia de Santos (ilustração: petrobrás)

O que foi feito com o dinheiro?

A matéria da Folha permite saber onde o poder público aplica os impostos. Oito anos de fartura renderem em 13 escolas, 4 pronto- socorros, e ampliação da rede de esgotos. Apesar das novas escolas, ressalta a Folha,

Ilhabela, ao contrário das outras cidades da região, não consegue acompanhar a curva ascendente da meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2013 o índice do município foi de 5,3, abaixo da projeção de 6,0.

O prefeito Antônio Culuci (PPS) diz que,
O ensino vem melhorando progressivamente, com aumentos salariais e programas de qualificação mas os resultados não aparecem da noite pro dia

Ilhabela também não melhorou o saneamento, chaga braseira e nossa imensa contribuição para a poluição dos oceanos,

tem o segundo pior índice de coleta de esgoto do litoral norte, com 65% de cobertura, apesar da rede atingir 80% do território, mas boa parte da população ainda não esta ligada ao serviço
Aumento de salário, “bom investimento”?

No início deste mês, decerto em comemoração à maior crise brasileira, a Câmara Municipal aprovou aumento de 38,2% no salário do prefeito, vice, e secretários, pra vigorar em 2017. O próximo prefeito ganhará R$ 24.000,00 mil reais, três mil a mais que o salário atual do Governador do Estado.

(Ilustração: rhumoconsultoria.com.br)
Prefeitura + especulação = chaga nacional

Não podia deixar de ser. Grande parte dos municípios costeiros têm entre os prefeitos seus maiores algozes. Normalmente eles, ou gente à eles ligada, comandam a especulação imobiliária.
Resort em Castelhanos ?

Toninho Colucci não foge à regra. Já foi pego em flagrante tomando terrenos ao Parque, e colocando-os à venda. Na última vez que visitei o Parque, durante a série da Cultura, fiquei sabendo que sua esposa se diz dona de uma área em Castelhanos, parte do Parque Estadual habitada por comunidades tradicionais desde o tempo de Cavanedich, para chamar de seu. Ali pretende ergue um Resort “aos moldes dos de Miami”. A reação foi imediata.O Instituto Ilhabela Sustentável divulgou uma carta repudiando a tentativa.

A espetacular Dama da Noite, canoa-de-voga construída pelo Mestre Genésio, um dos mais refinados do Brasil, na praia de Indaiaúba

E não passa um semestre sem uma ameaça municipal à paz da comunidade do Bonete, constantemente ameaçada pelo calçamento de uma estrada que, elevando os preços dos terrenos, promova uma nova engorda dos cofres daqueles que desempenham cargos públicos. Tristes trópicos!

Para falar com o prefeito Toninho Culucci

Caso você queira se comunicar com o prefeito, fazer críticas ou sugestões, aproveite a oportunidade, afinal, apesar de mais dinheiro, quais os reais benefícios para a comunidade? Mais escolas ruins? Saneamento? O que mais você acha que poderia ter sido feito? Democracia exige participação. É nossa obrigação.

Anote os contatos:
E-mail: prefeito@ilhabela.sp.gov.br
Telefone: (12) 3896-9200 / ramal: 9332

(Do http://marsemfim.com.br/ilhabela-e-os-royalties-do-pre-sal/)

Nenhum comentário: