quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

VERÃO SEM BITUCAS


Gestão ambiental de bitucas

Praia do Rosa é pioneira no Brasil

Em dez dias, 15 mil bitucas foram descartadas nos coletores e deixaram de poluir a areia e prejudicar a fauna marinha e aérea

Imbituba

Um projeto inédito no Brasil é realizado na Praia do Rosa, em Imbituba, há 12 dias. O local é o primeiro do país com gestão ambiental de bitucas de cigarros. 

Quem frequenta as praias do Rosa Norte e Rosa Sul tem a opção de descartar as pontas de cigarro em uma das 11 bituqueiras instaladas nas entradas de acesso à praia junto às lixeiras. Em apenas dez dias, 15 mil bitucas foram descartadas nos coletores e deixaram de poluir a areia e prejudicar a fauna marinha e aérea. 

O projeto ‘Praia Sem Bituca’, desenvolvido pela empresa Eco Prática, é realizado aos moldes do projeto Poa Sem Bituca, de Porto Alegre (RS), que prevê o coprocessamento das pontas de cigarro. Todas as bitucas recolhidas durante a alta temporada terão seu poder calorífico utilizado na produção de cimento, substituindo o uso do coque de petróleo nos fornos. O procedimento, utilizado há mais de 40 anos em países europeus e no Japão, é totalmente controlado e sustentável. Até as cinzas são aproveitadas na produção de cimento. 

O mentor da iniciativa, Flávio Costa Leites, também pensou na praticidade dos fumantes. Quem passa o dia na Praia do Rosa certamente irá encontrar promotores com porta-bitucas. Vendidos na areia, a custo módico, os porta-bitucas vêm com o emblema do projeto e em diferentes estampas. “Sabemos que geralmente o fumante tem a mania de arremessar a bituca no chão, pois afirma que não há lugar para apagar. Com os porta-bitucas, este problema é resolvido. Além de ser prático e fácil de carregar em qualquer lugar, é um suvenir com função sustentável”, destaca.

Na festa de Réveillon, bituqueiras serão instaladas em eventos e arredores
O coordenador do Movimento Rosamor, Zeno Castilho, trabalha em diversas frentes para reduzir a quantidade de resíduos descartada de forma irresponsável. Ele mobilizou empresários da região para tentar tornar a Praia do Rosa a mais limpa do país neste veraneio. “Temos muitos problemas com a gestão dos resíduos aqui no Rosa, principalmente na virada do ano”, afirma. 
No Réveillon, a Eco Prática fechou parceria com os organizadores da Virada Mágica. Haverá bituqueiras e coleta de bitucas no evento e arredores. “Nossa intenção é reduzir no máximo a quantidade deste micro lixo tóxico. É muito difícil catar as bitucas e este projeto trabalha questões importantes, como o cuidado com este paraíso que é o Rosa, sustentabilidade e educação ambiental”, afirma o diretor da Eco Prática.
O projeto tem o apoio de movimentos de cuidado com a Praia do Rosa e de empresários locais. O Movimento Rosamor, Casarão do Rosa, Virada Mágica, Flor do Mar - Casas para Alugar, Rosa Grill, Gralha Azul, Art&Casa, Albergue Explorer e Rosa Hara ajudam a viabilizar economicamente a iniciativa.

(Do http://www.notisul.com.br/)

Nenhum comentário: