Drone salva-vidas será usado durante a operação verão - Custódio Coimbra / Agência O Globo
Bombeiros adotam drone equipado com boia salva-vidas
Equipamento faz parte da Operação Verão e promete agilizar salvamento de banhistas
POR FILIPE CEROLIM
RIO - As praias cariocas receberam uma ajuda que chega pelo céu: um drone (veículo aéreo não tripulado) equipado com boia salva-vida, para agilizar o salvamento em casos de risco de afogamento. Em caráter experimental, ele será operado inicialmente em Copacabana, na altura do Posto 2. O ponto foi escolhido devido à alta concentração de banhistas.
A iniciativa é uma das ações da Operação Verão 2016, do Corpo de Bombeiros do Rio, iniciada na quarta-feira. A corporação treinou 15 militares. Eles estão aptos a manusear o equipamento, que pode fazer a diferença durante um resgate:
— O drone localiza a posição exata de uma vítima por meio de uma câmera integrada e, em seguida, solta a boia. O banhista pode ficar na superfície da água, à espera do resgate — conta o comandante-geral dos bombeiros do Rio, coronel Ronaldo Alcântara.
A Operação Verão também ganhou reforço no efetivo este ano. O número de guarda-vidas, por exemplo, dobrou nas praias, que contam com cerca de 900 militares qualificados para atuar na orla de todo o estado. Para realizar os salvamentos na água, também serão utilizados equipamentos como jet skis, botes, lanchas e aeronaves.
— É normal o número de banhistas aumentar no verão. É fundamental ficar atento às placas na areia e às recomendações dos guarda-vidas. A primeira sugestão é sempre buscar um local seguro para o lazer. O mar é imprevisível, e autoconfiança demais pode ser um grande erro — alerta o comandante de Salvamentos Marítimos, coronel Marcelo Pinheiro.
(Do https://www.facebook.com/jornaloglobo/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário