terça-feira, 22 de dezembro de 2015

NA PRAIA...


Cadeirantes ganham esteira que leva à beira da praia

Produto é feito de bambu e auxilia movimento de rodas.
Idéia é implantar mais modelos em outros pontos da cidade.

Patrícia KappenDo G1, no Rio

Os cadeirantes, mães com carrinhos de bebê ou qualquer outra pessoa que tenha dificuldades de caminhar na areia da praia ganharam neste sábado (26), no Leblon, Zona Sul do Rio, um presente que facilitará a chegada à beira da água: uma esteira feita de bambu, que começa no calçadão e percorre a areia. São cerca de 30 m de comprimento com 1,5 m de largura.

Para Leda Azevedo, da Secretaria municipal de Pessoas com Deficiência, o projeto é ainda mais ambicioso. “Pretendemos instalar quiosques na praia para que eles possam se abrigar do sol também, possam ter onde ficar.” Mas os quiosques ainda são apenas planos, sem previsão de implantação.

Lilia comemora a novidade: 'É fantástico, uma maravilha' (Foto: Patrícia Kappen/G1)

Nos seus 69 anos de vida, a cadeirante Lilia Pinto Martins, presidente do Centro de Vida Independente, desabafa: “É a primeira vez que eu chego à beira da água da praia sem ter que ser carregada por alguém.” Ela disse que achou a idéia simples, mas fantástica. 

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Pedro Fernandes, a idéia é que a esteira seja instalada todos os dias às 6h e retirada às 18h por funcionários da Comlurb. “Nós testamos diversos modelos, alguns deles bem mais caros. Mas o que os cadeirantes aprovaram, para nossa sorte, foi uma solução carioca e barata, feita de bambu”, disse.

O projeto da Secretaria de Pessoas com Deficiência em relação a melhorias na cidade é tornar a Rua Rodolfo Dantas, em Copacabana, também na Zona Sul, um exemplo. Lá será possível para um cadeirante e um deficiente visual, por exemplo, sair do metrô e ir até a beira da praia sem a ajuda de outras pessoas. “Serão retirados obstáculos do caminho, usaremos a esteira e os sinais terão alertas sonoros”, disse Leda. 

“É fantástico, maravilhoso”, resumiu Lilia, emocionada com a novidade.

(Do G1)

Nenhum comentário: