quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

BALEIAS - A MATANÇA CONTINUA...

Oficiais japoneses acenam enquanto o baleeiro Yushin Maru número 2 zarpa do porto de Shimonoseki para caçar baleias no Oceano Antártico (Foto: Kyodo/Reuters)

Baleeiros japoneses zarpam rumo ao Oceano Antártico para caça
Missão de quatro embarcações deve seguir até março.
País acabou com suspensão de um ano contra caça às baleias.
Da France Presse

Quatro baleeiros japoneses zarparam nesta terça-feira (1º) rumo ao Oceano Antártico, acabando com a suspensão de um ano das expedições de caça às baleias, anunciou o governo do Japão.

"Dois baleeiros zarparam de Shimonosoki (sudoeste) com patrulheiro da agência esta manhã, enquanto o barco principal partiu de outro porto. Um quarto baleeiro zarpou de um porto do nordeste para unir-se à frota" afirmou à AFP uma fonte da Agência de Pesca.

A missão, que deve prosseguir até março, inclui um barco principal e mais três navios com uma tripulação total de 160 pessoas.

"Mais uma vez, uma frota de baleeiros zarpa para cometer um crime contra a natureza", denuncia em um comunicado Claire Bass, diretora da organização Humane Society International/UK.

A associação ecológica Sea Shepherd anunciou que um barco, o "Steve Irwin", vai zarpar de Melbourne (Austrália) para acompanhar frota japonesa e impedir que cometa "qualquer atividade ilegal".

O consumo de carne de baleia é uma tradição no Japão, um país de pescadores, onde o animal é caçado há muitos séculos. A indústria baleeira registrou seu auge após a Segunda Guerra Mundial, para alimentar um país que então passava fome.

Mas a degustação deste tipo de carne diminuiu à medida que o Japão se transformava em uma das economias mais ricas do planeta.
O país foi obrigado a renunciar à temporada de caça à baleia em 2014-2015 após uma denúncia da Austrália à Corte Internacional de Justiça (CIJ).

O tribunal considerou que a questão envolvia a pesca comercial e não científica, como alega o governo nipônico.
O Japão apresentou um novo plano de caça à Comissão Baleeira Internacional (CBI), que prevê a captura de 3.996 baleias Minke na Antártica nos próximos 12 anos.
O número representa a média de 333 por temporada, contra 900 do plano condenado pela justiça internacional.

O Japão caça baleias aproveitando uma brecha da moratória de 1986 que permite a caça com fins científicos. O governo não esconde, no entanto, que muitas baleias caçadas terminam sendo vendidas para o consumo.

(Do http://g1.globo.com/)

Nenhum comentário: