quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

É DIJAŐJI O SHOW DO GRUPINGENHU!



Os 55 anos da Universidade Federal de Santa Catarina serão comemorados com show do Grupo Engenho, que estará lançando na ocasião a coletânea ”De trés ont’onte a dijaôji”, em CD e DVD. O show acontece nesta quinta-feira, 17 de dezembro, às 20h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
No palco do show estarão quatro dos músicos da formação original, de 1979: Alisson Mota (vocais e violão), Marcelo Muniz (baixo, orocongo e voz), Chico Thives (bateria e voz) e Claudio Frazê Gadotti (percussão e voz), além de Marcelo Besen (acordeon), Guto Vieira (violino) e Manoella Vieira (vocais). 

O CD/DVD “De trés ont’onte a dijaôji”, cujo título faz alusão direta ao linguajar típico dos descendentes de açorianos moradores da Ilha de Santa Catarina, mostra releituras de antigos sucessos, como Corre Menina, Meu Boi Vadiou, Lua Mansa, Força Madrinheira, Feijão com Caviar e Quintal e a canção inédita, Areia. As letras destas composições retratam principalmente a cultura e costumes tradicionais da Ilha, bem como sua paisagem: o pescador, o engenho de farinha, o mar, a lua e as rendeiras e, ao mesmo tempo, estão os relatos das coisas do homem, o seu trabalho, o sacrifício de manter a terra e as suas lembranças. A partir disso, estão as letras diretamente ligadas ao período da ditadura no Brasil, e que refletem o desejo de liberdade, como “Vou Botá meu Boi na Rua”, onde o Grupo Engenho transforma um folguedo popular em um grito de guerra. 

O CD/DVD ”De trés ont’onte a dijaôji” é um projeto comemorativo aos 36 anos do Grupo Engenho, que conquistou o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013, para a gravação e lançamento do quinto álbum e do DVD ao vivo. A finalidade é o registro da história do grupo – e, por conseguinte, da própria história musical do Estado de Santa Catarina, já que os únicos registros de audio que existem são os raros LPs do grupo, Vou Botá Meu Boi na Rua, Engenho e Força Madrinheira, gravados em estúdios nos anos 80.


. O último álbum dessa fase, Força Madrinheira, foi lançado em 1983 pelo selo também independente Lira Paulistana (o mesmo de Itamar Assumpção, Cida Moreira, Rumo, Premeditando o Breque, Língua de Trapo e outros representantes da vanguarda de São Paulo na época), com distribuição nacional da Continental. O lançamento ajudou a banda a obter maior exposição nacional, mas em 1984 aquela formação encerrou as atividades. Três anos depois, Martinho da Vila regravou “Meu Boi Vadiou”, originalmente lançada no Força Madrinheira, para seu disco O Canto das Lavadeiras.
 O projeto foi produzido pela Rhythmus Produções e gravado pelo Estúdio Pimenta do Reino, de Florianópolis. A gravação do DVD ocorreu no Circo da Dona Bilica, no Morro das Pedras, em Florianópolis, escolhido justamente por ser um espaço que valoriza a cultura açoriana, amplamente pesquisada pelo Grupo Engenho.

SERVIÇO:
O quê: Show do Grupo Engenho – „de trés ont’onte a dijaôji“  e lançamento do cd/dvd homônimo– homenagem aos 55 anos da UFSC
Data: 17 de dezembro – quinta-feira
Horário: 20h
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Ingressos: Gratuitos com retirada mediante 1 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal, na Secretaria de Cultura (SeCult), no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, das 8h às 13h.
Mais informações: SeCult – UFSC: 3721-4433

Nenhum comentário: