sábado, 28 de novembro de 2015

NO MAR...

Foto: Divulgação

Número de encalhes de animais marinhos em SC surpreende pesquisadores

O primeiro balanço do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, financiado pela Petrobras e coordenado pela Univali, em Itajaí, trouxe à tona um número de encalhes e mortes de animais marinhos muito superior ao que era esperado pelos especialistas.

Em setembro e outubro foram 1.700 registros no trecho de 354 quilômetros entre Itapoá, no Norte do Estado, e Laguna, no Sul. A maioria dos bichinhos já chegaram mortos às praias.

O projeto é inédito e faz parte dos condicionantes ambientais estabelecidos pelo Ibama para liberar novas explorações de petróleo na Bacia de Santos. Pela primeira vez, as praias do litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo são vistoriadas diariamente por pesquisadores, que terão a missão de estabelecer o impacto da atividade de produção e exploração de petróleo à vida marinha.

Os animais vivos são resgatados e reinseridos na natureza. Os mortos passam pela avaliação das carcaças. O relatório das principais causas de morte serão divulgados quando o projeto completar seis meses.

Até agora, os pinguins lideram as estatísticas de encalhe. Mas também foram encontradas baleias, golfinhos e lobos marinhos, como o da foto, que apareceu em Bombinhas. A tendência é que, nos próximos meses, tenham a superioridade numérica substituída pelas tartarugas, mais encontradas nas praias durante o verão.

(Do http://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/)

Nenhum comentário: