quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TAINHAS X SURF

Foto Andrea Ramos
 Comissão de pescadores quer barrar aprovação de nova lei em Florianópolis

Liberação de praias para surfistas no período da pesca da tainha gera novas reuniões

Dina de Freitas

A aprovação do projeto de lei 15.620/2013 em segunda votação na semana passada, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, vem causando controvérsias. De autoria do vereador Marcos Aurélio Espindola, o Badeko (PSD), o texto aumenta o número de praias liberadas para a prática do surfe durante a temporada da tainha em Florianópolis.

— Nos sentimos traídos e lesados. A Câmara de Vereadores nos traiu por não ter nos avisado sobre a votação — disse o pescador Laurentino Benedito Neves, o Xinho.

Xinho integra a equipe Saragaço da Barra da Lagoa, responsável pela maior quantidade de tainha pescada neste ano. Nesta terça-feira, dia 27 de outubro, ele participou de uma comissão de pescadores que teve encontro com o secretário de Pesca, Maricultura e Agricultura, Roberto Katumi Oda. E ficou satisfeito. 

— Fomos bem recebidos e ficou acertado que ele vai intermediar uma reunião com o prefeito Cesar Souza Junior na semana que vem, para ele entender bem a história. Os vereadores também vão segurar o projeto para rever erros que estão em desacordo com a lei — comemorou Xinho.

Mas o surfista Tiago Carriço de Oliveira, integrante da Associação de Surfe da Joaquina, não concorda com a intenção dos pescadores. Tiago salienta que o texto da nova lei foi baseado num protocolo de intenções construído por consenso entre as duas entidades: pescadores e surfistas. Por isso, os surfistas também pretendem fazer uma reunião na Comissão da Pesca da Câmara de Vereadores para que seja seguido o combinado inicial.

— A lei 15.620/2013 passou por três audiências públicas, com a presença de representantes das duas entidades, pescadores e surfistas, e é muita mais justa que a antiga lei — pondera Tiago.

A reportagem tentou falar por quatro vezes com o secretário Roberto Katumi Oda por telefone ontem à noite, após a reunião com os pescadores, mas não conseguiu contato.

(Do HORA DE SANTA CATARINA - http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/)

Nenhum comentário: