segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PRESERVANDO NAS BAHAMAS


Bahamas protegerá 3 milhões de hectares de área marinha. Foto: Trish Hartmann/Flick.

Bahamas protegerá 10% de seu território marinho

Por ((o))eco
Mais de 3 milhões de hectares serão protegidos na superfície marinha de Bahamas, no Caribe. O ministro do Meio Ambiente e Habitação das Bahamas, Kenred Dorset, anunciou a criação de 24 novas áreas marinhas protegidas e a expansão de 3 parques nacionais existentes, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (22) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (INEP, na sigla em inglês).

Com os avanços, o país conseguiu alcançar metade da meta estipulada pela Iniciativa Desafio Caribe(Caribbean Challenge Initiative ou CCI) de proteger 20% dos ecossistemas marinhos e costeiros até 2020. A Iniciativa Desafio Caribe é um compromisso assumido pelos dez estados caribenhos no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

O Brasil é signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e tem como meta proteger 10% de seu território marinho. Atualmente, o país protege apenas 1,57% de seu mar.

Novas área protegidas

O governo de Bahamas pretende oficializar todas as novas áreas protegidas até o final deste ano. Uma da novas áreas criadas foi o Parque Nacional San Salvador, anunciado em abril. A unidade foi criada para proteger habitat de garoupa, recifes de corais, tapetes de ervas marinhas e viveiros de manguezais.

Desde 2009, o Governo das Bahamas implementa um grande projeto de expansão da área marinha protegida. O projeto é financiamento do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e o pelo Global Environmental Facility (GEF).

( Do http://www.oeco.org.br/)

Nenhum comentário: