sábado, 24 de outubro de 2015

PATRÍCIA NÃO ASSUSTA MAIS NINGUÉM!

.

Reprodução/Twitter

Furacão Patricia é rebaixado para tempestade tropical, mas causa danos no México

Por iG São Paulo | 24/10/2015 10:55 - Atualizada às 24/10/2015 12:22

Patrícia perdeu força enquanto se movia no interior do território mexicano, segundo o Conagua (Comissão Nacional de Água) do Serviço Meteorológico Nacional do México

Um dos mais fortes furacões já registrados em todos os tempos, o Patrícia perdeu força enquanto se movia no interior do território mexicano, neste sábado (24), e já foi rebaixado para a categoria de tempestade tropical, de acordo com o Conagua (Comissão Nacional de Água) do Serviço Meteorológico Nacional do México.

Segundo o boletim do Centro dos Furacões norte-americano, os ventos mais fortes baixaram de intensidade para os 80 quilômetros por hora (km/h) e prevê-se que ainda percam força à medida que entrem no interior do México


Árvores foram derrubadas, ruas ficaram alagadas e edificações foram destruídas pela aproximação do furacão Patricia ao México como um furacão de categoria 5, nesta sexta-feira, antes de atingir o continente, onde começou a perder potência nas montanhas que se erguem ao longo da costa do Pacífico.

Cerca de 15 mil turistas foram retirados às pressas do balneário de Puerto Vallarta, à medida que as pessoas se esforçavam para fugir do furacão que avançava, cujo enorme redemoinho sobre o México pôde ser visto claramente a partir do espaço.

Milhares de moradores e turistas foram levados para abrigos improvisados, mas não houve relatos iniciais de mortos, e muitos sentiram ter escapado do pior.

A dimensão inédita do evento levou ao destacamento de mais de 11 mil homens da Marinha e da Polícia Federal nos estados de Jalisco, Colima e Nayarit para apoiar a população vulnerável, estimada em 400 mil pessoas.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, já tinha informado o país de que as primeiras informações davam conta de que os danos seriam menores do que o esperado, apesar das fortes chuvas no Noroeste do país.

Estação Espacial da Nasa registra imagens do Furacão Patricia. Assista ao vídeo:


Segundo o serviço de meteorologia nacional, o centro do furacão, com nove quilômetros de diâmetro, chegou em terra firme por volta das 18h (21h em Brasília). O furacão, de categoria 5 na Escala de Saffir/Simpson, é considerado "extremamente perigoso", com ventos que podem atingir 350 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 380 km/h.

Por volta das 2h (horário de Brasília), a Conagua havia informado pelo Twitter que o furacão Patricia perdeu força e seguia para o norte e nordeste com ventos máximos de 215km/h com rajadas de 260km/h. A categoria de fenômeno tinha caído de 5 para 4.

Até por volta das 4h30 (horário de Brasília), a classificação era na categoria 2 e havia previsão de chuvas e ventos muito fortes em Michoacán, Guerrero, Guanajuato, Colima, Jalisco, Nayarit, Durango, Aguascalientes, Coahuila, Tamaulipas, Zacatecas, San Luis Potosi, Estado de Mexico, Tamaulipas e Veracruz.

Na manhã deste sábado, a Conagua (Comissão Nacional de Água) do Serviço Meteorológico Nacional do México reclassificou Furacão Patricia para categoria 1 com ventos de 120km/h.

Nenhum comentário: