sexta-feira, 16 de outubro de 2015

MAR DE TUBARÕES

Exemplar do tubarão branco. / © DENIS SCOTT/CORBIS (REUTERS_LIVE)

Austrália busca solução rápida para frear ataques de tubarões
Especialistas propõem criar barreiras elétricas no mar ou repelentes para os tornozelos

A Austrália se prepara para iniciar a alta temporada de turismo ameaçada pelo aumento de ataques de tubarões. Só na costa de Nova Gales do Sul, com mais de 2.000 quilômetros, 13 banhistas e surfistas foram atacados por tubarões em 2015 contra apenas três em 2014, um aumento "sem precedentes", disse o primeiro-ministro do estado australiano, Mike Baird. Seu Governo organizou um encontro internacional com especialistas em ciência e tecnologia para testar imediatamente novos sistemas que detectem a tempo a chegada dos animais até a costa. Também buscam ideias para evitar que os tubarões ataquem os banhistas. Nos últimos dois anos, nove pessoas morreram por causa desses ataques.

MAIS INFORMAÇÕES 

Entre as tecnologias para afastar os tubarões, especialistas propõem a instalação de barreiras elétricas subterrâneas que seriam carregadas pela energia das ondas e dispositivos para serem usados por banhistas e surfistas. A empresa Shark Shield projetou um dispositivo com o mesmo nome (que significa proteção contra tubarões) para ser fixado no tornozelo e que emite um campo elétrico que interage com bolhas gelatinosas nos focinhos de tubarões para provocar espasmos. O aparelho foi testado pela Universidade da Austrália Ocidental, que confirmou seus efeitos —até 90% de sucesso—, e agora espera mais detalhes sobre como a tecnologia impacta algumas espécies de tubarões.

Outras soluções propostas incluem instalar uma barreira de nylon rígida capaz de resistir à força das correntes marinhas. Alguns especialistas preferem esse tipo em vez das redes de malha fina, que afetam os corais do fundo do mar. Também está sendo avaliada a criação de barreiras elétricas: o defensor da ideia, o biólogo marinho Geremy Cliff, acredita que possa ser uma solução, mas reconheceu que seu desenvolvimento ainda é precário.

Especialistas propõem barreiras elétricas subterrâneas alimentadas por ondas e dispositivos para banhistas e surfistas

O encontro também discutiu as tecnologias de detecção de tubarões, como o sistema Clever Buoy ("farol inteligente"), que envia sinais para um satélite indicando a proximidade do animal da costa.

Outros pesquisadores propuseram trajes de banho para os surfistas que os tubarões, que não distinguem cores, confundiriam com o fundo do mar.

O Governo também conta com cientistas locais para fazer um balanço das recentes descobertas em todo o mundo. É o caso do biólogo marinho da Universidade Bond Daryl McPhee. Em declarações à agência France Presse, disse que "os tubarões têm sete sentidos. Não sabemos ao certo como percebem seu ambiente, mas sabemos muito mais [sobre isso] do que há dez anos. Agora podemos usar a tecnologia para projetar melhores tecnologias de dissuasão". A causa do aumento de ataques de tubarões ainda é desconhecida.

(Do http://brasil.elpais.com/brasil/)

Nenhum comentário: