Brasil luta por santuário de baleias no Sul
Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA realizará seminário para discutir a revisão da proposta de criação da área de preservação
Por: Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) articula para aprovar, na Comissão Internacional Baleeira (CIB), a proposta de criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul na próxima plenária da instituição, marcada para outubro de 2016, na Eslovênia.
Em novembro próximo, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA realizará seminário com a presença de pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e dos países-parceiros - Argentina, Uruguai e África do Sul - para discutir a revisão da proposta de criação da área de preservação e a elaboração do seu plano de manejo.
CONSULTORIAS
Para viabilizar todo esse processo, o MMA contratou dois consultores. Um revisará o documento que estabelece a criação do santuário, e o outro terá a missão de elaborar o plano de manejo da área colocada sob proteção, ação inédita do Brasil em relação aos outros dois já existentes, localizados ao sul do Oceano Índico e na região da Antártica.
A proposta encabeçada pelo Brasil será avaliada pelo Comitê Científico da CIB em junho do próximo ano e, depois, em outubro de 2016, pela plenária da Comissão Internacional Baleeira.
Este é um processo que começou em 1998, quando o Brasil iniciou sua trajetória pela instituição do santuário em parceria com Argentina, Uruguai e África do Sul. Ao longo desses anos, nas reuniões da CIB, o País vem mobilizando outras nações com o objetivo de fortalecer a proposta, que visa a conservação dos cetáceos.
(Da Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário