Foto: EOL |
Postado por Manuela Luiza
Se você já viu um linguado, já deve ter se perguntado porque este peixe é tão diferente. Seu aspecto é no mínimo curioso. O corpo é oval, achatado, as nadadeiras dorsal e anal circulam seu corpo, e as nadadeiras peitorais são pequenas ou inexistentes.
A posição da boca quase atravessada e, não podíamos deixar de fora a sua grande marca registrada, característica que deu origem a lendas e inúmeras teorias científicas: "os dois olhos do mesmo lado do corpo".
O linguado é um peixe assimétrico, e o da foto está deitado sobre seu lado cego - os olhos migraram para o lado direito do corpo. Em algumas espécies esta migração ocorre para o lado esquerdo. Curiosamente, os linguados nascem simétricos, como os demais peixes. A migração dos olhos ocorre somente quando a larva se torna um juvenil. Será que existe uma explicação para uma morfologia tão distinta?
Sempre que uma espécie está fora do padrão que nos é comum, as indagações são as mesmas: porque esta espécie é diferente e como isso aconteceu?
Charles Darwin foi um cientista britânico que viveu no século dezoito e lançou as bases da teoria da evolução e transformou a maneira como pensamos sobre o mundo natural. Embora cientistas debatam arduamente questões sobre suas teorias, aparentemente para os linguados, a evolução de Darwin funcionou como deveria.
Em 2008, Matt Friedman pesquisador da Universidade de Chicago, foi capaz de comprovar que a transição dos olhos para o mesmo lado da cabeça foi gradual. Para saber mais clique aqui.
A Lenda do Linguado
Logo que Deus criou os peixes, o mar e todas as coisas lindas e perfeitas da criação divina, um dos mais lindos peixes, justamente o linguado, peixe bom,
amável e trabalhador. Certo dia ao ver a Virgem Maria riu a não poder mais de seu manto, porque ele era muito branco e comprido, o qual a fazia tropeçar.
Pois bem. Os duendes, bruxas, feiticeiros e os gnomos, achando um desrespeito e uma afronta, arrancaram um olho do referido peixe e colocaram-no perto do outro, de modo que ele ficou com dois olhos de um mesmo lado, e o outro, liso, sem nada!
Nossa Senhora, toda bondade e o mais puro amor, ficou com pena e pediu para os anjos fazerem alguma coisa pelo pobre peixe que, afinal, não passava de um tolo.
Eles então, querendo agradar à mãe de Jesus e não querendo desagradar seus companheiros, fizeram a carne do linguado quase tão branca quanto o manto da Virgem e lhe deram um sabor delicioso. As fadas tornaram-no um peixe nobre, e, assim, Maria Santíssima ficou novamente alegre."
[Do livro das Histórias, sem data, sem autor]
(Do http://www.observasc.net.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário