terça-feira, 1 de setembro de 2015

MUSEU DO MAR

Foto Carla Coloniese/SOL

Entidades envolvidas na administração e gestão do Museu Nacional do Marassinaram, nesta quarta-feira (26), o novo termo de cooperação técnica que define as atribuições de cada parte. A reunião, coordenada pelo secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Filipe Mello, foi realizada nas instalações do museu, em São Francisco do Sul.

O documento sela a parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para a valorização e desenvolvimento permanente do Museu, por meio de ações conjuntas que assegurem, entre outras coisas, a manutenção do acervo e das edificações, com melhorias e ampliações. Além disso, define as obrigações comuns e as atribuições de cada órgão ou entidade.

Para o secretário Filipe Mello, o novo termo de cooperação era uma prioridade e representa mais um importante passo para viabilizar ações de revitalização do Museu do Mar. O próximo movimento será reunir o conselho gestor, composto por um representante de cada órgão ou entidade, para construir um plano de trabalho. “Esse documento reitera o interesse comum dos envolvidos em zelar por este patrimônio e mantê-lo em pleno funcionamento”, afirma o secretário.

O novo termo de cooperação técnica vinha sendo discutido desde março deste ano, após a decisão de dar continuidade à gestão e administração de forma compartilhada entre a SOL, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Santur, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação de Amigos do Museu Nacional do Mar, Porto de São Francisco do Sul, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Amyr Klink Projetos Especiais.

(Da coluna do Moacir Pereira - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: