sábado, 19 de setembro de 2015

MAR DE PESCADOR



As maiores marés da Europa ocorrem na Baía de Saint-Michel, situada no norte da França, entre a Normandia e a Bretanha. Com uma amplitude de 13 metros, a maré baixa rapidamente e deixa descoberta a maior região entre-marés do país. Mas seu retorno também é rápido, fato que deu origem à consagrada expressão “a maré sobe com a velocidade de um cavalo galopando”. Ao longo dos séculos, 40 pescarias diferentes foram descritas para aproveitar esta grande amplitude de maré, e cerca de 20 ainda são praticadas. 
Entre as pescarias desembarcadas ou “a pé” tradicionais da Baía do Monte Saint-Michel, as que utilizam redes fixas são as mais importantes. Apesar das redes de emalhe e tresmalho serem raras, as redes fixas chamadas “tézures” ainda são usadas por pescadores amadores e profissionais na captura de camarão. A instalação destas redes só é possível com uma autorização prévia, e todos os anos os pescadores devem informar em um mapa a sua posição. Os amadores tem uma limitação de 10 redes, e para os profissionais este número é livre.



Os tézures são compostos por dois elementos principais. O primeiro é o saco de forma cilíndrica, com rede de malha de 22 mm, cuja forma é mantida por 3 aros. Uma das extremidades é fechada e amarrada a um pequeno poste fixo no sedimento. Na outra extremidade do saco, um funil de malha menor (12 mm) impede que o camarão saia da armadilha. 
Destinado a aumentar o volume de água filtrada, o outro elemento da rede é formado por uma rede com malha de 40 a 50 mm que se prolonga a partir do saco e é fixado por dois postes que ficam distantes 2 metros. Esta rede promove uma abertura retangular e é coberta por uma rede de malha de 10 cm, chamada de véu. A função do véu é limitar a entrada de águas-vivas, abundantes durante os meses de verão. A parte de baixo da rede não encosta no fundo, ficando suspensa a 30 cm de altura. Para a despesca, abre-se a ponta da rede, a captura é colocada em uma cesta e triada no local.

Foto 1: www.detoursenfrance.fr/
Foto 2 e Fonte: www.dialette.fr

(Do http://www.observasc.net.br/)

Nenhum comentário: