sexta-feira, 21 de agosto de 2015

TEM BALEIA NA PONTE!


Mãe e filhote apareceram na Baía Norte nesta quinta (20) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Baleia-franca e filhote são vistos próximos à Ponte Hercílio Luz

Rede acabou ficando presa no animal adulto e bombeiros precisaram cortar.
Em Passo de Torres, leão-marinho foi flagrado descansando em quintal.

Uma baleia-franca e seu filhote foram vistos na tarde desta quinta-feira (20) na Baía Norte em Florianópolis, perto da Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da cidade. Segundo os bombeiros, uma rede ficou presa no animal adulto e foi cortada pelos socorristas.
Os mamíferos, que foram vistos perto das 15h, são mãe e filhote, conforme e segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch. Enquanto o animal maior nadava, uma rede ficou presa nele.

De barco, os bombeiros se aproximaram da baleia e cortaram 80% da rede, segundo o Grupo de Busca e Salvamento. A parte próxima da cabeça do animal não pôde ser cortada, já que ele continuou nadando e ficou difícil o corte sem risco de machucá-lo. Nenhum pedaço da rede enroscou no filhote.

A mãe e o filhote entraram e saíram da Baía Norte. A diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca explicou que não é comum que a espécie seja vista nesse local. A maior ocorrência em Florianópolis é no Sul da Ilha, mas ela também é vista no Leste da Ilha.
Até setembro, cada vez mais baleias devem ser avistadas em Santa Catarina, pois se trata do período reprodutivo da espécie. Inverno e primavera são as épocas em que elas acasalam e têm os filhotes.

Passo de Torres

Na cidade de Passo de Torres, no Sul do estado, um leão-marinho foi flagrado no quintal de uma casa, que fica às margens do rio Mampituba. Depois de descansar, o animal de 700 quilos voltou para a água sozinho, conforme o RBS Notícias desta quinta-feira.

Leão-marinho foi flagrado descansando em quintal (Foto: Reprodução/RBS TV)

Nenhum comentário: