Foto Florida Keys News Bureau |
O projeto de implementação de recifes artificiais no litoral oeste da Austrália que teve seu início em 2013, mostra bons resultados no seu objetivo de aumentar as populações de peixes desta região. Após apenas dois anos do início do projeto já foram identificadas mais de 50 espécies de peixes. Em 2013, eram apenas meia dúzia. Estes dados relatam o efeito positivo que recifes artificiais podem proporcionar em ecossistemas que estão afetados por atividades antrópicas. Servem também como um argumento válido contra os governos que muitas vezes se recusam a iniciar projetos de recifes artificiais alegando que eles possam prejudicar o meio ambiente.
Os recifes deste projeto são confeccionados de concreto e na sequencia são submergidos para que, com o tempo, corais cresçam em sua estrutura de uma forma natural.
Recifes fabricados deste jeito difere dos recifes “Biorock”, que são mais complexos e contam com uma tela de arame eletrificado com uma corrente de baixa potência que estimula o crescimento de corais.
Este formato de recifes artificiais demonstra, de uma forma simples e barata, como podemos melhorar o habitat da vida marinha selvagem. Além da implementação de estruturas artificiais, com o propósito de otimizar a colonização de corais em áreas como esta da Austrália, não devemos nos esquecer da necessidade de conservar e preservar os recifes naturais.
(Do http://www.observasc.net.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário