sábado, 22 de agosto de 2015

FAZENDO FARINHA...

Cássio Andrade e Mário dos Santos. Foto: Celso Martins.

Farinhada abre festejos do Divino em Sto Antônio

A proposta de inclusão da farinha de mandioca polvilhada no livro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ganha um reforço com a 18ª Farinhada do Divino neste sábado (22.8) e domingo (23.8) no Casarão e Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa, abrindo a programação da Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades.

“Durante o concurso de forneiro no domingo, teremos a presença de um técnico da Epagri que vai ajudar no processo”, informa Cláudio Andrade, coordenador da Farinhada. Além da farinha, vão estar disponíveis outros subprodutos da mandioca, como biju, cuscuz, rosca de polvilho e rosca de massa.

Pastel
Pastéis de berbigão, camarão, carne moída e banana serão vendidos na Farinhada (dois por R$ 5,00). Serão feitos no capricho por integrantes da comissão de organização dos festejos do Divino de 2015 em Santo Antônio de Lisboa. O berbigão e o camarão foram doados. A carne moída será de acém e a banana orgânica.

“Fizemos uma opção pela qualidade em toda a Festa do Divino”, salienta Edenaldo Lisboa da Cunha (Feijão), membro da comissão organizadora. Ao longo da programação entre 22 de agosto e seis de setembro, o espetinho será de fraldinha, a chuleta de contrafilé e o cozido de paleta com músculo.

Risoto

O 6º Risoto Divino no próximo dia 26 (quarta), no salão paroquial de Santo Antônio de Lisboa, tem as presenças confirmadas de 10 restaurantes e uma família: Zé do Cacupé, Gambarzeira, Samburá, Marquinhos, Gugu, Chico, Delícias do Mar, Pitangueiras, Freguesia e Posto da Alfândega, mais a família Queiroz. Todos os pratos serão à base de frutos do mar.

PROGRAMAÇÃO DA FARINHADA

22 de agosto (sábado)
Lançamento oficial da festa.
20h – Inicio da 18ª Farinhada do Divino.
20h15 – Novena do Divino Espírito Santo rezada em latim.
21h30 – Show da banda Cruzzy.
Serviço de bar e gastronomia típica de engenho.
Saindo a farinha. Foto: Edson Luiz da Silva/Velho Bruxo.

23 de agosto (domingo)
11h – Continuação da Farinhada do Divino. Almoço de Engenho.
15h – 4º Concurso de forneiro (chefes dos restaurantes locais irão analisar a melhor farinha e apontar o melhor forneiro).
Local: Centro Cultural Engenho dos Andrade
Endereço: Rua Caminho dos Açores, 1180 (Santo Antônio de Lisboa)
Informações: (48) 3235-2572
http://daquinarede.com.br/

Nenhum comentário: