segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DE OLHO NA PRAIA!

Foto Enrique Litman/Divulgação

Monitoramento inédito de animais marinhos começa nesta segunda-feira em SC

Começa hoje a primeira fase do maior projeto de estudo ambiental da fauna marinha já feito no Brasil, financiado pela Petrobras e capitaneado pela Univali. As atividades iniciam com o monitoramento de 1.100 quilômetros de praias entre Laguna, no Sul do Estado, e Ubatuba (SP).

A ideia é coletar dados sobre o aparecimento e morte de animais na costa _ em especial os tetrápodes marinhos (aves, tartarugas e mamíferos) _ e identificar se a produção e exploração de petróleo e gás tem algum reflexo sobre as espécies.
O projeto foi exigência do Ibama, condição para o licenciamento ambiental de uma nova operação no pré-sal da Bacia de Santos, que deve compor 23 Unidades Estacionárias de Produção até o final de 2022 _ o equivalente a mais 1,7 milhão de barris de petróleo por dia. O investimento da Petrobras no monitoramento é de R$ 140 milhões.
Fotos Marcos Porto

Neste primeiro momento, além de patrulhamento das praias serão construídos centros de Triagem e Reabilitação de Animaise e também de Estabilização de animais nas regiões Sul e Sudeste. Em SC, Penha e Florianópolis serão contempladas.

Foto: Projeto Tamar

Monitoramento

A rede fará monitoramento diário de 800 quilômetros da costa brasileira, de Ubatuba (SP), até Laguna. As atividades incluem resgate, atendimento veterinário e reabilitação de aves, tartarugas, baleias e golfinhos.

Serão disponibilizados pela estatal 50 carros, e cinco unidades de estabilização serão construídas nas cidades de São Sebastião, Baixada Santista (SP), São Francisco do Sul, Penha e Laguna. Além de cinco unidades de reabilitação, nas cidades de Ubatuba, Guarujá, Ilha Comprida (SP), Pontal do Paraná (PR) e Florianópolis, e de três bases de apoio em Praia Grande (SP), Ilha do Superagui (PR) e Imbituba. 400 profissionais atuarão nas atividades.

Doze instituições estão envolvidas no projeto: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananeia (Ipec), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Projeto Baleia Franca, Projeto Biopesca, e Projeto Tamar de SC e de SP. A expectativa é de que as atividades de monitoramento de campo tenham inicio no final de agosto.

Nenhum comentário: