quarta-feira, 29 de julho de 2015

QUEREMOS PESCAR!

Foto Celso Martins.
Protesto repercute na Câmara e Assembléia

As comissões de pesca da Câmara da Capital e da Assembléia Legislativa de Santa Catarina vão realizar audiências públicas para discutir a proibição de venda de peixes e camarões pelos pescadores a restaurantes e peixarias de Florianópolis. As duas iniciativas resultam do protesto realizado em Sambaqui na tarde desta terça-feira (28.7) por dezenas de pescadores locais e de comunidades próximas, como Ratones, Barra do Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

Ao contrário do ditado de que “pescador é desunido”, eles compareceram em grande número e num momento emocionante gritaram: “Queremos pescar, queremos pescar…”. O anúncio da audiência na Câmara foi feito pelo vereador Ricardo Camargo Vieira (morador de Sambaqui), que apresenta a proposta à comissão na próxima semana . No Legislativo estadual, em recesso, a articulação foi feita pelo assessor parlamentar do deputado estadual Padre Pedro (PT), Murilo Silva, onde a audiência deve ocorrer no dia 17 de agosto próximo.

Os pescadores e maricultores abastecem os restaurantes com peixes, camarões, ostras e mariscos frescos, além de peixarias e outros. Os restaurantes integram o movimentado polo gastronômico de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, gerando emprego e renda e assegurando a estabilidade sócio-econômica das comunidades locais. As investidas grosseiras do poder público tendem a desmontar as bases da boa qualidade de vida do distrito. Os milhares de turistas que buscam a região vão passar a ser servidos com peixes, camarões e moluscos congelados.

(Do http://daquinarede.com.br/)

Nenhum comentário: