quinta-feira, 25 de junho de 2015

RESGATANDO OS PINGUINS


Achou um pinguim nas areias da praia? Saiba como resgatá-lo

Com chegada do inverno, animais vem da Patagônia para o Litoral de SC.
É importante mantê-los aquecidos até a entrega a um órgão responsável.

Do G1 SC

Com o inverno, os pinguins costumam aparecer no Litoral catarinense. Muitos deles acabam nas areias das praias, fracos, e contam com a ajuda da população para poder sobreviver. Diferentemente do que se pensa pelo senso comum, é preciso mantê-los aquecidos até o encaminhamento a um órgão responsável.

"A gente tem aquela ideia que os pinguins vem da Patagônia [Argentina], uma região fria, mas na verdade eles sobem em direção ao Brasil em busca de alimentos e de água mais quente. Quando esses animais chegam para a gente eles estão debilitados, magrinhos, morrendo de frio", disse a veterinária Cristiane Koleniskovas.

A veterinária esclarece que jamais se deve colocar um pinguim no gelo ou geladeira. "O ideal é jogar uma toalha, um pano, sobre o animal. Segurá-lo. E colocá-lo em uma caixinha de papelão", complementa a veterinária.

O manusear do animal também é importante, tanto para segurança da pessoa que resgata quanto para o animail. "A gente pede para tomar cuidado com o bico dele. Mesmo ele estando fraquinho, ele pode bicar", ressalta.

Nos últimos 20 dias, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, recebeu 28 pinguins. Entretanto, mesmo com todos os cuidados, apenas 10 sobreviveram.

Nenhum comentário: