domingo, 21 de junho de 2015

INVERNANDO...

Foto Mycchel Hudsonn Legnaghi / Agência São Joaquim Online

O que esperar de um inverno bipolar
Se as previsões meteorológicas se confirmarem, as temperaturas abaixo de zero não serão constantes na nova estação, que começa neste domingo. Enquanto setores lamentam a baixa nas vendas, outros comemoram

por Victor Pereira
victor.pereira@diario.com.br

Depois de alguns períodos prolongados de veranico, a volta dos casacos e botas às ruas animou quem gosta do frio que tradicionalmente marca Santa Catarina entre o fim de junho e os últimos dias de agosto. Mas se as previsões meteorológicas se confirmarem, as temperaturas abaixo de zero não serão constantes neste inverno, que começa oficialmente às 13h38min de domingo.

Com o fenômeno do El Niño predominando no período, a próxima estação até deve ter variações, ora com frio mais intenso, ora com temperaturas acima da média para a época. As ondas de ar polar, porém, serão bem mais curtas e, com isso, o clima se mantém mais ameno ao longo dos próximos meses. Nem a volta dos veranicos, mesmo em julho, é descartada

– Teremos massas de ar frio mais intensas em alguns momentos, mas ela serão menos frequentes e não vão durar muitos dias – indica a meteorologista da EpagriCiram, Laura Rodrigues.

O quadro geral aponta temperaturas e chuva acima da média na estação. Santa Catarina já observa uma prévia neste domingo, primeiro dia do inverno.

A previsão aponta chuva principalmente entre a tarde e a noite em boa parte dos municípios e nebulosidade no restante do Estado. O frio perde força e as temperaturas ficam mais agradáveis.

Prejuízos com o veranico

Embora considerado normal pela meteorologia, sendo registrado de tempos em tempos de acordo com variações comuns na climatologia, um inverno com essas características preocupa alguns setores da economia. Ainda mais depois que os veranicos de junho já resultaram em prejuízos a vários segmentos catarinenses, que precisam de condições climáticas mais bem definidas para garantir bons resultados. E o que também agrava o problema é a crise econômica que o Brasil atravessa, citada especialmente por setores que dependem do poder de compra dos consumidores.

Enquanto muitos lamentam, porém, outros tantos comemoram. Em determinadas áreas, como o turismo e a agricultura, a menor intensidade do frio é até bem vinda para assegurar a saúde financeira durante todo o ano.

*Colaborou Julia Ayres

(Do DIÁRIO CATARINENSE - www.clicrbs.com.br)

Nenhum comentário: