quarta-feira, 24 de junho de 2015

AS BALEIAS TAMBÉM MORREM...


Filhote de baleia é encontrado morto em praia de Florianópolis

Animal de 3,8 metros foi achado na Praia dos Ingleses nesta segunda(22).
Após coleta de material, carcaça será enterrada em terreno da prefeitura.

Do G1 SC

Um filhote de baleia foi encontrado morto na praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (22). A carcaça deve permanecer no local até que integrantes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Labmaq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da ONG R3 Animal terminem a retirada de material para estudo. Segundo a ONG, até as 14h a espécie não foi identificada.

Conforme a Polícia Militar Ambiental, o animal será enterrado a cerca de 3 km das areias da praia, em um terreno da prefeitura. "Os estudantes e a ONG retirarão todo o material necessário para exames. Nós isolamos a área para evitar contato de banhistas", disse o subtenente Marcelo Duarte, da PMA.

Segundo a veterinária Cristiane Kolesnikovas, da ONG R3, a provável causa da morte da baleia é por colisão contra embarcação, por um hematoma no lado esquerdo do corpo. A primeira suspeita foi que a espécie seria uma baleia jubarte. "Isso não se confirmou. Consultamos alguns biólogos do Instituto da Baleia Franca e ainda aguardamos a análise para identificação". 

A ONG R3 informou que a baleia é juvenil, tem 3,8 metros de comprimento e 1 m de largura. "O animal ingeriu camarões e peixes, sem saber a espécie ainda não é possível determinar a idade correta", conta Cristiane.

O animal se assemelha a uma baleia jubarte. De acordo com veterinário Milton Marcondes, diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, que fica na Bahia, essas baleias costumam passar pela costa catarinense mais perto do final da temporada de inverno, em agosto. "Estamos tendo um inverno atípico. Já tivemos registros de encalhe também no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. O El Niño pode estar contribuindo para isso".

Ainda segundo Marcondes, as baleias jubartes filhotes não são tão pequenas como o exemplar encontrado em Florianópolis, pois medem cerca de 7 metros. "As que chegam à nossa costa [na Bahia] nasceram no ano passado. Esta [encontrada em Florianópolis] pode até ser de outra espécie]".

Nenhum comentário: