Sempre colocados nos pontos mais altos das praias, os vigias batem o olho nos cardumes e acenam com seus casacos para que os camaradas cerquem o peixe. São eles também que orientam o cerco e dizem quantas canoas e redes são necessárias, de acordo com a quantidade de tainhas que se aproximam da praia.
No Pântano do Sul, a observação é feita de dois pontos fixos no alto dos comoros - as dunas - e de bicicletas que circulam com os vigias por toda a praia. Na vigia principal, chamada de Sêo Domingos (em homenagem a um dos melhores e mais antigos vigias já falecido), fazem plantão o Piranha, o Sérgio, Sêo Carlinhos, Mamão, Arantinho, Nequinha, o Bá, e o Ninico, entre outros. Na vigia dois, o Amarildo, Vadinho, Zequinha e Toninho do Alécio. Pela praia, circulando de bicicletas estão o Roberto, Sêo Odi e o Amaro.
Na pesca da tainha, os vigias são peças fundamentais. São eles que avistam os peixes e orientam os camaradas na praia para realizarem o cerco. Pescador desde pequeno, historiador, dono de restaurante e também vigia, Arante Monteiro Filho, o Arantinho, fala da importância dos vigias na pesca da tainha.
José Ercílio Gonçalves, o Piranha, é um dos mais experiêntes vigias do Pântano do Sul. Nascido no Campeche há 59 anos , ele está na pesca desde os quatorze. De sóli parido a sóli murrido ele está lá na vigia, concentrado nos cardumes e de olhos fixos no infinito. Hoje, é um dos poucos camaradas que vivem exclusivamente da pesca. É um pescador profissional. Sem descuidar do mar, ele explica como é que vê os peixes.
3 comentários:
necessario verificar:)
Adorei os vídeos! Muito bom mesmo! A primeira vez que vi um vigia fiquei bem intrigada tentando entender que tipo de sinal ele esperava do mar.
Parabéns pelo trabalho de vcs! Tomara que muita gente tenha acesso para conhecer a tão rica cultura manezinha.
Abraços e visitem meu blog: www.guiemi.blogspot.com ... eu fiz um post das tainhas da Lagoinha e coloquei o link de vcs para quem quiser saber mais sobre o assunto.
Abraços,
Michelle.
Valeu Michelle. Conhecemos teu blog, muito lindas as fotos da Lagoinha, qualquer hora vamos publicá-la.
Um abração.
Postar um comentário