sexta-feira, 17 de abril de 2015

PESCADORES AFUGENTAM OS PEIXES



Pode parecer irônico, mas é pura realidade. Muitos pescadores afugentam os próprios peixes que pretendem capturar e são os prejudicados por uma prática antiga, que vem contribuindo para transformar áreas piscosas em desertos submarinos. Tudo por conta de uma crença folclórica de que os restos jogados no mar vão servir de comida e engordar os peixes que estão lá no fundo. Na verdade as coisas não acontecem bem assim.

No primeiro momento os restos de carne até podem ser comidos pelos peixes e outros animais, mas o que sobra entra em decomposição e nos próximos dias emite sinais que podem afugentar os peixes.

Encontramos restos de peixes descartados, mas não havia nenhum peixe vivo nas redondezas. Todos se afastaram, provavelmente pelos sinais químicos que a carne em decomposição propaga pela água, provocando a abandono destas áreas potencialmente inseguras.

Portanto, alertamos os nossos amigos pescadores, por quem temos o maior respeito, que se quiserem continuar pescando, não joguem restos de peixes no mar.

Esta imagem foi obtida próximo ao costão do Pântano do Sul em Florianópolis - SC.

Curta a página do INSTITUTO LARUS.

Nenhum comentário: